Durante a operação, foram constatadas intervenções nos medidores de energia, que afetava o registro do consumo real de energia das unidades. Segundo informações repassadas pela equipe técnica de inspeção da Distribuidora, estima-se que foram recuperados 63000KW, que equivale ao abastecimento de 300 casas de pequeno porte, com média de consumo mensal de 200kwh.
Após a constatação das irregularidades nos estabelecimentos, foram realizados os procedimentos de regularização das unidades e registrados boletins de ocorrência por furto e fraude de energia.
Penalidades
A Equatorial Alagoas ressalta que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular.