O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) iniciou, na manhã desta sexta-feira (20), os trabalhos de preparação das 8.073 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais. O procedimento consiste na instalação de dados e aplicativos a partir das mídias para carga, para votação e para gravação de resultados, bem como na lacração e na realização de auditorias e testes de funcionamento em todos os equipamentos.
O desembargador eleitoral José Cícero Alves e o promotor eleitoral Sílvio Azevedo Sampaio acompanharam e fiscalizaram as atividades de abertura dos procedimentos, que acontece no Fórum Eleitoral Moura Castro, em Maceió, e conta com o suporte de aproximadamente duzentas pessoas, entre servidores do Tribunal e técnicos contratados exclusivamente para a carga e manutenção das urnas eletrônicas.
O procedimento representa, na prática, a inserção em flash cards do nome e da foto dos candidatos concorrentes neste pleito, além da formatação das mídias de resultado que registrarão os votos dados pelos eleitores em cada urna eletrônica. Os chefes de cartório de cada Zona Eleitoral participam das atividades e, seguindo cronograma elaborado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal, acompanham o transporte dos equipamentos até os municípios.