Energia desviada seria suficiente para atender 152 residências durante um mês inteiro, informa Equatorial
Um supermercado, localizado no Centro da cidade de Campo Alegre, foi autuado por furto de energia durante uma operação de fiscalização. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 25, pela empresa Equatorial Alagoas.
De acordo com informações repassadas pela equipe técnica de inspeção da Distribuidora, no local foi constatado um desvio embutido no medidor de energia e identificada a utilização de uma chave contactora, dispositivo que tem como principal função controlar equipamentos elétricos à distância. Desta forma, a unidade ligava e desligava o desvio da energia de forma remota.
A estimativa é que a unidade desviou mais de 15.000kWh de energia, o suficiente para suprir com energia elétrica 152 residências durante um mês inteiro.
Após verificação, os técnicos da empresa realizaram os procedimentos de regularização da energia e retiraram o dispositivo.
Riscos e perigos e mudança de comportamento da população
A Equatorial Alagoas alerta que as ligações clandestinas de energia colocam a vida de pessoas em risco, à medida em que podem provocar graves acidentes, principalmente de choque elétrico.
Por não ter a capacitação necessária e não utilizar os procedimentos técnicos, os equipamentos de proteção coletivos e individuais, o infrator pode ter contato com a rede elétrica e receber uma descarga, podendo vir a óbito.
Apenas profissionais qualificados e autorizados podem realizar qualquer intervenção na rede e as ligações irregulares, por sua vez, são feitas por pessoas sem a devida capacitação para executar o serviço, sem seguir os critérios técnicos e de segurança necessários que garantem a qualidade, integridade da rede e continuidade do fornecimento.
Como denunciar?
As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo número 0800 082 01 96, ou pelo endereço: www.equatorialenergia.com.br na aba “Quero denunciar uma fraude”.