Futebol

Separados por três pontos, líder Botafogo e vice Palmeiras têm noite-chave no Brasileirão

Alvinegro enfrenta o Grêmio, em Brasília, e alviverde recebe o Atlético-MG

Botafogo e Palmeiras protagonizam, neste sábado, disputa pela liderança na 28ª rodada do Brasileiro — Foto: 1 e 2- Reprodução/Redes sociais

Nos embalos de sábado à noite, os únicos dois jogos do dia protagonizam a disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro na 28ª rodada. Às 18h30, o vice Palmeiras enfrenta o Atlético-MG, enquanto, às 21h, o líder Botafogo duela com o Grêmio. Assim como em 2023, quando o alviverde foi bicampeão, as equipes despontam como favoritas ao título nacional.

Apesar de mandantes, Botafogo e Palmeiras não jogarão verdadeiramente “em casa”. O alvinegro tem o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, como palco do confronto diante do tricolor gaúcho. Em razão das enchentes no Rio Grande do Sul — em abril e maio —, os clubes entraram em acordo por “campo neutro” no turno — a partida foi em Cariacica-ES — e returno. Já o time paulista não sairá de São Paulo, mas entrará em campo no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, no lugar do Allianz Parque, onde terá um show amanhã.

Datas da Libertadores
Com 56 pontos, três de vantagem sobre o Palmeiras, o Botafogo volta suas atenções para o Brasileiro ainda mais confiante após avançar à semifinal da Libertadores, em pleno Morumbi, nos pênaltis. Inclusive, a Conmebol divulgou ontem as datas e horários dos jogos. O alvinegro encara o Peñarol dias 23 (Nilton Santos) e 30 de outubro (Campeón del Siglo), às 21h30, enquanto Atlético-MG e River Plate jogam em 22 (Arena MRV) e 29 (Monumental de Núñez), no mesmo horário.

Para aumentar o otimismo da torcida, Júnior Santos e Cuiabano, recuperados de lesão, têm chances de voltar aos relacionados. O artilheiro da Libertadores (com 9 gols) sofreu uma fratura na tíbia em julho, enquanto o lateral-esquerdo teve uma lesão muscular na coxa direita, no fim de agosto. Ambos anteciparam as previsões de retorno aos treinos.

Botafogo pode poupar
Para o jogo de hoje, o Botafogo viajou com a delegação completa, mas a tendência, de acordo com o Blog do Diogo Dantas, é que vários titulares sejam preservados. É provável que Luiz Henrique esteja nessa lista. O atacante teve um quadro taquicardia e queda de pressão após a vitória sobre o São Paulo. Inclusive, o camisa 7, ficou internado um dia num hospital na capital paulista.

Ontem, o clube anunciou a renovação de contrato do zagueiro Bastos, válido agora até o fim de 2026.

No lado do Grêmio, Renato Gaúcho e Diego Costa seguem suspensos. Já Kannemann está à disposição.