Uma operação de fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (CRO-AL) resultou na interdição de um consultório odontológico no município de União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas. A ação realizada na última quinta-feira (26) foi motivada por uma denúncia.
Durante a fiscalização, o consultório foi flagrado em condições precárias, apesar de estar em pleno funcionamento. O fiscal do CRO-AL, ao constatar a situação, acionou a Vigilância Sanitária (Visa) do município para uma diligência conjunta.
Na inspeção foram constatadas infrações graves, como o uso de insumos vencidos, instrumentos odontológicos não esterilizados, além de armazenamento inadequado de materiais, como instrumentos guardados em caixas plásticas sem proteção.
Uma das situações mais preocupantes foi o fato de que o processo de esterilização dos materiais estava sendo realizado dentro do banheiro da clínica, que ainda continha dejetos humanos e a descarga em uso.
Diante dessas graves violações, os fiscais adotaram medidas imediatas que incluíram a apreensão dos insumos vencidos, a interdição do consultório e a suspensão das atividades no local. Os profissionais que atuavam no espaço também foram notificados.
O CRO-AL reforçou, por meio de nota, seu compromisso com a sociedade alagoana em garantir a segurança e a qualidade dos serviços odontológicos no estado. “As fiscalizações têm o propósito de assegurar que os ambientes de trabalho sigam rigorosamente as normas sanitárias estabelecidas, garantindo um atendimento seguro e salubre à população”, destacou o órgão.
O consultório permanecerá interditado até que todas as irregularidades sejam sanadas e o local atenda aos padrões de salubridade exigidos pelas autoridades sanitárias.