Interior

Equipes itinerantes do Hemoal coletam sangue em dois municípios do interior do estado nesta terça

Duas equipes itinerantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) farão coletas externas de sangue em dois municípios nesta terça-feira (1º). Em Arapiraca, a ação ocorrerá na Praça Marques da Silva, situada no bairro Centro, no horário das 8h às 16h. Já em Passo do Camaragibe, a iniciativa será realizada na Escola Municipal Mendonça Alves, situada também no bairro Centro, das 9h às 16h.

Carla Cleto / Ascom Sesau

Por meio das coletas externas, o Hemoal facilita o acesso à doação de sangue para os voluntários

Através destas ações, o órgão facilita o acesso dos doadores voluntários e mantém estabilizado o estoque sanguíneo para atender a demanda das maternidades e hospitais.

Entre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para o voluntário doar sangue está apresentar peso igual ou superior a 50 quilos e idade na faixa etária dos 16 aos 69 anos. Paralelamente, o candidato à doação de sangue deve ter boa saúde e apresentar um documento oficial e original com foto no momento em que comparecer ao posto de coleta.

“No caso das pessoas que fizeram a ingestão de bebidas alcoólicas antes da doação, o ato fica proibido. E no caso das mulheres, lembramos que elas só não podem doar sangue se estiverem gestantes ou amamentando”, esclareceu o assistente social do Hemoal, Danilo Lima.

 Outros impedimentos temporários são a colocação de piercing em qualquer parte do corpo, bem como, o fato de ter feito micropigmentação, maquiagem definitiva e tatuagem. Nestes casos, o voluntário fica impedido de doar sangue pelo período de 12 meses.

O MS também estabelece critérios que proíbem definitivamente a doação de sangue. Caso o voluntário tenha diagnóstico positivo para doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ele fica impedido de praticar o gesto voluntário permanentemente.