Atendimento ambulatorial para os pacientes começará a funcionar na próxima segunda-feira (7)
Um dia após anunciar que os serviços de transplante de fígado seriam suspensos temporariamente no estado de Alagoas, o médico Oscar Ferro, chefe de Transplante de Fígado em Alagoas, confirmou nesta quarta-feira, 02, a retomada das atividades.
Em nova nota publicada em seu perfil nas redes sociais, o médico afirmou que “após um período de instabilidade os processos de pagamentos foram concluídos e a contratação da equipe foi realizada”, demandas solicitadas pelo profissional no dia de ontem.
Ele continua dizendo que “o governo sensibilizado com a causa, garantiu as condições necessárias paraque possamos continuar salvando vidas no estado”.
Atualmente, um paciente está cadastrado na lista para o transplante de fígado e outros aguardam exames para ingressar na lista de espera pelo órgão.
Hospital do Coração Alagoano
Também na tarde de hoje, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou que o programa de transplantes será retomado no Hospital do Coração Alagoano, que já é habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) para fazer os procedimentos e passa, agora, a realizar integralmente o atendimento para os pacientes.
O ambulatório iniciará as atividades a partir da próxima segunda-feira (7), desde a inscrição dos pacientes na lista estadual de transplantes, passando por consultas, até o acompanhamento após o procedimento.
Os últimos detalhes foram decididos em reunião que contou com a presença do secretário Gustavo Pontes de Miranda; do secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia; do diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo; e do médico cirurgião Filipe Augusto Porto, integrante da equipe que já realiza os procedimentos no Estado.