Política

Lula vota em São Bernardo do Campo, defende democracia e pede que eleitor conheça biografia dos candidatos

Presidente votou na Escola Estadual João Firmino na manhã deste domingo (4). Ele pregou o combate a notícias falsas e comentou sobre a regulamentação dos jogos de azar.

Lula vota em São Bernardo do Campo — Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou na manhã deste domingo (4) na Escola Estadual João Firmino, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Lula votou acompanhado de candidatos à prefeito das cidades de São Bernardo, Diadema, Mauá e Santo André, além da esposa Janja e dos ministros Alexandre Padilha e Luiz Marinho.

Em coletiva de imprensa, Lula falou sobre a expectativa para os resultados do primeiro turno, e a importância de se combater fake news.

“Dia muito especial para a democracia brasileira. Eleição sempre é um momento especial pro povo se manifestar. Muitas vezes a gente erra, acerta. Importante que a eleição dá oportunidade de corrigir o erro a cada dois anos. Votamos e podemos corrigir”.

“É um momento bonito porque as pessoas vão vendo quem é quem, quem é que fala para respeitar a questão de gênero, LGBTQIA+, uma série de ações que conduzem as pessoas. Agora tem a quantidade de fake news, surgimento de candidatos que não tem compromisso a não ser inventar histórias”.

Ainda conforme Lula, ele quer que ir sua votação sempre simbolize a democracia, principalmente a importância de conhecer a biografia do candidato.

“Quando venho votar é um exercício da democracia. Minha votação quero que simbolize a possibilidade que temos de escolher o melhor. Importante conhecer a biografia das pessoas, o que fez ontem, fez a vida inteira. Temos história em São Bernardo, Mauá, Santo André, São Paulo. Temos um conjunto que demonstramos a biografia. É com essa fé que escolhi o vereador, prefeito. Não podemos permitir que o povo vote desinformado”.

O presidente pediu de presente de aniversário o voto nos candidatos apoiados pelo partido.

“Eu tenho dois aniversários. Legalmente eu sou nascido dia 6 de outubro, mas minha mãe fala que nasci dia 27. Quero falar pra vocês que se quiserem dar meu presente dando meus candidatos no primeiro turno. Senão, me dê no segundo turno.”

Regulamentação dos jogos
Antes de deixar o colégio eleitoral, ele comentou rapidamente sobre a regulamentação dos jogos de azar que, segundo ele, deve estar pronta nos próximos dias.

“Semana que vem deve estar totalmente pronta, vamos ver o resultado.”

“Nós estamos fazendo uma regulação, ainda no mês de outubro temos certeza que vamos tirar pelo menos dois mil sites de aposta nesse país e depois vamos saber o que a regulamentação vai garantir de benefício e de certeza que a coisa está sendo feita com seriedade. Senão der resultado, quero dizer para vocês que não terei nenhuma dúvida de acabar definitivamente com isso.”

“Você não nunca evitar que o povo brasileiro aposte. Este país é proibido briga de galo, e você sabe que tem briga de galo. Esse país é proibido jogo do bicho e todo mundo sabe que de manhã vai comprar pão e faz uma fezinha até no papel do pão. Eu não quero impedir o povo de fazer aposta, porque no mundo inteiro o povo gosta de apostar. O que eu não posso é permitir as apostas se transformem em uma doença, em um vício. (…) Isso é uma doença e nós temos que tratar também no aspecto da saúde.”

Assalto de carro da equipe de segurança
Na última sexta-feira (4), o carro de uma equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República foi roubado enquanto estava na escola onde Lula vota. A Polícia Civil achou o carro no sábado (5).

A equipe estava a trabalho na escola, quando a motorista que ficou esperando no carro foi rendida por criminosos. Um vídeo obtido pelo g1 mostra o momento do crime (veja acima).

Segundo a Polícia Civil, um policial estava de plantão na madruga de sábado (5) quando recebeu uma informação de que um veículo permaneceu parado no estacionamento coberto após o fechamento de um supermercado perto da delegacia e que, possivelmente, se tratava do carro roubado por conta das características. A situação chamou a atenção do vigia do estabelecimento.

Ao chegar ao local, o policial verificou que o veículo era um T-Cross de cor branca e com duas placas de identificação contendo a inscrição “Presidência da República” no para-brisas dianteiro.

O vigilante do local disse à polícia que, ao chegar para trabalhar, por volta das 21h30, o veículo já estava estacionado. Ao verificar as câmeras de segurança, soube que não existem câmeras devido ao local estar em obras.

A equipe de investigação do 3º DP acionou a Polícia Federal, que acompanhou a retirada de objetos de dentro carro. A perícia tentou extrair impressões digitais para tentar localizar os criminosos.

Segundo a polícia, os objetos encontrados foram entregues ao coordenador de segurança do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, e o carro à proprietária que prestava serviço de motorista.