Política

JHC (PL) confirma favoritismo e é reeleito prefeito de Maceió com mais de 80% dos votos

O prefeito JHC (PL) foi reeleito ao Executivo municipal de Maceió, ainda no primeiro turno, com 83,25% dos votos válidos. A confirmação aconteceu quando a apuração estava em 70% das seções e o resultado não podia mais ser revertido.

O atual gestor municipal irá para o seu segundo mandato consecutivo. Desde o início do período eleitoral, ainda em agosto, JHC vinha liderando – com folga – todas as pesquisas de intenção de votos em Maceió.

Com ampla vantagem, o staff de JHC passou a mirar em um número expressivo: o recorde na porcentagem de votação em Maceió, que pertence a Cícero Almeida, de 81%, nas eleições de 2008.

Victor Leahy / Alagoas24Horas

Prefeito JHC foi reeleito

Favoritismo confirmado

Na maioria das amostras publicadas pelos institutos de pesquisa, o prefeito reeleito aparecia com uma pontuação acima dos 70%, o que lhe deu margem para fazer uma campanha eleitoral considerada mais tranquila.

Devido à sua ampla margem em relação ao seu principal adversário, o deputado federal Rafael Brito (MDB), JHC fez uma campanha voltada às ruas e às redes sociais, não comparecendo aos debates eleitorais e às sabatinas promovidas pelos veículos de imprensa de Maceió.

Vitória de JHC mexe com o cenário político de 2026

Com a vitória de JHC para a Prefeitura Municipal de Maceió, os olhos da política já se voltam para 2026. Isso porque, com a indicação de Rodrigo Cunha (Podemos) para vice-prefeito, o prefeito tende a disputar algum cargo eletivo nas eleições gerais daqui a dois anos.

Com a vitória de JHC e Cunha, Eudócia Caldas – mãe do prefeito – assumirá, em definitivo, a vaga de senadora da República.

Para além deste fato, especula-se que JHC dispute o Governo de Alagoas ou o Senado, em 2026. Caso ocorra, Rodrigo Cunha assumirá a Prefeitura Municipal de Maceió.