Política

Lula diz que União Europeia está “ameaçando” colocar queimadas na mesa de negociação

Reprodução/TV Globo

Lula diz que União Europeia está “ameaçando” colocar queimadas na mesa de negociação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (8) que a União Europeia está “ameaçando” o Brasil por causa das queimadas. O chefe do Executivo não detalhou em qual negociação essas ameaças estariam acontecendo, mas o bloco europeu negocia um acordo comercial com o Mercado Comum do Sul (Mercosul), do qual o Brasil faz parte.

A declaração do chefe do Executivo foi realizada durante a cerimônia de sanção da Lei do Combustível do Futuro, na Base Aérea de Brasília. O texto estabelece o aumento da mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente, e cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano.

“Todos vocês sabem que a União Europeia está ameaçando a gente, de que vai colocar as queimadas na mesa de negociação. Estamos dizendo: ‘não coloque’. Não coloque porque nós estamos preservando mais do que vocês já preservaram na história”, afirmou.

O Brasil vive uma das piores secas da história, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A condição climática torna a vegetação mais suscetível a incêndios.

Em setembro, o estado do Amazonas atingiu o recorde histórico de focos de incêndio, de acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), superando o total de focos de incêndio dos anos anteriores.

Para combater as queimadas, o governo federal enviou uma medida provisória (MP) ao Congresso para abrir crédito extraordinário de R$ 514 milhões para a Amazônia Legal. A medida foi definida após autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, para liberar recursos fora do arcabouço fiscal para prevenção ao fogo, sem impacto nas metas fiscais.