Brasil

‘Enem dos Concursos’: notas do CNU são divulgadas; veja como acessar

Lista final de aprovados está prevista para sair no dia 21 de novembro, e a convocação para posse vai começar em janeiro de 2025.

O governo federal divulgou, nesta terça-feira (8), as notas finais das provas objetivas e a nota preliminar da discursiva do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”.

Foram liberadas as notas dos blocos 1, 2, 3, 5, 6 e 7, de nível superior, e 8, de nível médio. Até o momento, por decisão liminar da Justiça do Distrito Federal, a divulgação dos resultados das provas do bloco 4 está suspensa.

Reprodução/Fundação Cesgranrio

Candidatos poderão baixar as notas no site da Fundação Cesgranrio

Na página oficial da seleção, os participantes também podem ver se foram convocados para a prova de títulos (pós-graduação, mestrado, doutorado), que devem ser enviados até esta quarta-feira (9).

O governo divulgou, ainda, a imagem digital da prova discursiva (parte escrita) da avaliação e os padrões de resposta para o nível superior, ou seja, quais aspectos a banca esperava que o candidato abordasse durante a resposta.

Lembrando que nem todos os participantes tiveram a parte escrita avaliada, pois a correção dependia das notas de corte definidas pela Fundação Cesgranrio.

O processo seletivo teve 7 questões anuladas nos blocos 1, 3 e 7. Os pontos relativos a elas foram atribuídos a todos os candidatos que realizaram as provas desses blocos, conforme previsto no edital.

Os gabaritos finais das provas objetivas do concurso, pós recursos, também estão disponíveis na página oficial do processo seletivo.

Como acessar o resultado?

Na área do candidato, o candidato tem acesso a um extrato do seu resultado, que contém os detalhes da nota de cada cargo para o qual ele está concorrendo.

Veja como acessar as notas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”. — Foto: Arte g1/Otavio Camargo

Para acessar a imagem da sua prova discursiva ou redação, o candidato deve clicar no menu “Interposição de recursos” e baixar a imagem.

É nesse mesmo campo que o candidato poderá pedir revisão das notas das provas discursivas ou da redação, até a próxima quarta-feira (9).

Como as notas estão detalhadas?

Os candidatos que concorrem a oportunidades de nível superior podem conferir o número de acertos, a nota e a nota ponderada obtida nas provas objetivas de conhecimentos gerais.

Sobre as notas de conhecimentos específicos, que tinham pesos diferentes para cada eixo temático, o candidato pode ver o total de acertos e a nota obtida em cada eixo temático.

Também serão apresentadas a nota total e a nota ponderada das provas de conhecimentos específicos. Já da prova discursiva — para os candidatos classificados e que tiveram as avaliações escritas corrigidas — serão apresentados:

  • Resultados alcançados referentes aos conhecimentos específicos (50% da nota);
  • Resultados alcançados referentes aos conhecimentos gramaticais (50% da nota);
  • Total obtido com o somatório das duas notas.

Por fim, o candidato saberá o resultado para cada cargo em que se inscreveu no bloco em que concorre, conforme os editais. A informação está no campo “Situação do cargo”, no extrato do resultado.

Veja exemplo abaixo.

Extrato dos resultados dos blocos de nível superior do Concurso Nacional Unificado (CNU). — Foto: Reprodução/Ministério da Gestão

Já os candidatos de nível médio podem acessar o número de acertos em cada uma das disciplinas das provas objetivas (língua portuguesa, noções de direito, matemática e realidade brasileira), além das notas total e ponderada.

Para os candidatos classificados, e que tiveram a redação corrigida, serão apresentadas as notas total e ponderada obtidas na prova escrita, considerando a avaliação de conhecimentos gramaticais, que corresponde a 100% do critério dos resultados para o bloco 8.

O participante de nível médio também saberá o resultado para cada cargo em que se inscreveu no bloco 8, no campo “Situação do cargo”, no extrato do resultado.

Veja exemplo abaixo.

Extrato dos resultados do bloco de nível médio do Concurso Nacional Unificado (CNU). — Foto: Reprodução/Ministério da Gestão

Os candidatos habilitados para a prova de títulos, nos blocos de nível médio e superior, serão informados da convocação no campo “Situação do cargo” no extrato do resultado.

O envio dos documentos de titulação acadêmica e experiência profissional deverá ser realizado na quarta e quinta-feira (9 e 10 de outubro).

Quem não enviar os documentos neste período receberá nota zero na avaliação desta etapa, que é apenas classificatória.

Como funciona a classificação no CNU?

A lista de aprovados e classificados leva em consideração o candidato que tirar a nota mais alta, tanto para a ampla concorrência quanto para as vagas reservadas a negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Essa lista será organizada para cada órgão, cargo e especialidade, considerando 20% de candidatos negros, 5% de candidatos com deficiência e 30% de candidatos indígenas, nos cargos da Funai.

Para preenchimento das vagas, além da nota, também serão avaliadas as preferências de cada candidato para as vagas escolhidas dentro de cada bloco temático.

Vai funcionar assim:

  • Durante as inscrições, os candidatos selecionaram as preferências de cargos e especialidades dentro do mesmo bloco temático;
  • A classificação e a aprovação se darão de acordo com essa ordem de cargo, entre os mais e menos preferidos;
  • Se o candidato for aprovado no cargo de preferência, neste caso, na sua primeira opção, será eliminado das demais e não entrará na lista de espera.

Conhecido como “Enem dos concursos”, o Concurso Nacional Unificado centraliza em uma única prova os concursos autorizados para contratação de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal.

É a primeira vez que isso acontece. Nesta estreia, estão em jogo 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Dos mais de 2,1 milhões de inscritos no “Enem dos concursos”, menos da metade (970 mil) compareceu às provas.

Cronograma

  • Pedidos de revisão das notas da prova discursiva: 8 e 9 de outubro
  • Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro
  • Resultado dos pedidos de revisão da prova discursiva: 17 de outubro
  • Avaliação biopsicossocial dos candidatos com deficiência: 17 a 25 de outubro
  • Verificação da condição declarada para os candidatos negros e indígenas: 2 e 3 de novembro
  • Previsão de divulgação dos resultados finais: 21 de novembro