Política

Anadia: TRE marca data para reprocessamento da totalização dos votos para vereadores

No último pleito, município teve 11 eleitos, mas a casa só possui nove vagas. Na próxima quinta-feira (17) imbróglio deve ser resolvido

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) anunciou nesta sexta-feira, 11, que acontecerá no dia 17 de outubro (quinta-feira), às 14h30, no cartório eleitoral da 48ª Zona Eleitoral, em Boca da Mata, o reprocessamento da totalização dos votos referentes ao 1º turno das Eleições 2024, para o cargo de vereador no município de Anadia, a 98 quilômetros da capital alagoana.

Reprodução

Alguns dos vereadores eleitos em Anadia em 2024

A necessidade do processo se dá porque na votação do último domingo, 6, após eleger 11 vereadores, a Justiça Eleitoral foi notificada pelo poder legislativo municipal de que a casa só possui nove vagas.

A decisão do magistrado eleitoral e o edital ZE nº 20 foram assinados hoje e serão publicados no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) na próxima segunda (14), oficializando a convocação.

Após decisão da Presidência do TRE de Alagoas orientando que o juiz eleitoral realizasse o procedimento de reprocessamento da totalização, o magistrado Vinícius Augusto de Souza Araújo determinou que o cartório eleitoral adotasse as providências para os procedimentos, incluindo a publicação de edital de convocação, a realização do reprocessamento no Sistema de Gerenciamento da Totalização – SISTOT e a emissão de novo relatório “Resultado de Totalização”.

“É de se observar que a situação submetida a este Juízo originou-se de uma informação prestada de forma incorreta por uma autoridade e, efetivamente, ensejou uma situação de natureza peculiar que levou a Justiça Eleitoral a divulgar o resultado da totalização em desacordo com as normas vigentes, porém, as eventuais expectativas criadas pelos candidatos ou candidatas que verão sua situação modificada por um reprocessamento de totalização não eliminam a necessidade de observância das normas que norteiam esta matéria”, pontuou o magistrado eleitoral em sua decisão.

A expectativa é que duas vereadoras eleitas, Dra. Daniela Freire e Maura do Baiú, percam os cargos, já que o município possui pouco mais de 13.100 eleitores e a legislação diz que municípios com até 15 mil habitantes tem 09 (nove) vereadores.

Municípios que tem de 15 mil até 30 mil habitantes tem 11 (onze) vereadores. Municípios com mais de 30 mil até 50 mil habitantes tem 13 (treze) vereadores, e assim sucessivamente. Segundo o censo de 2024, a população estimada de Anadia é de 14.193.

Devem permanecer com os cargos os vereadores eleitos: Fellype do Zé Luiz, Milton da Laranjeira, Raymi Barros, Nara Pedrosa, Nayara Teixeira, Gidiel Aprígio, Carlos Alberto, Jorge Papão e Pedro Dâmaso.