Saúde

Pacientes autistas são beneficiados com atendimento odontológico no HC

Serviço especializado proporciona mais cuidado e segurança no Hopital da Cidade

Um dos cuidados proporcionados pela Prefeitura de Maceió é a assistência em saúde bucal. A iniciativa é direcionada para dentro do ambiente hospitalar, com foco no atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Cortesia

Procedimentos odontológicos são feitos no Hospital da Cidade

O serviço acontece em nível hospitalar de forma a proporcionar segurança ao paciente com TEA que apresente alterações comportamentais que o impeçam de ser submetido ao tratamento odontológico em consultório.

A ação é executada pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal. O trabalho é efetivado no Hospital da Cidade (HC) com uma equipe multiprofissional que utiliza critérios para o cuidado assistencial do paciente.

Segundo a coordenadora-geral de Saúde Bucal da SMS, Ducy Farias, não são todos os pacientes autistas que necessitam do atendimento em ambiente hospitalar. Muitos realizam o tratamento odontológico nas unidades básicas de saúde e em ambulatórios especializados.

No entanto, alguns pacientes com TEA necessitam de sedação ou anestesia geral para realizar o tratamento devido às alterações comportamentais, o qual só poderá ser realizado em ambiente hospitalar, propiciando mais segurança ao usuário.

“O maior objetivo dessa iniciativa é oferecer uma qualidade de vida ao paciente autista e a continuidade e integralidade do seu atendimento odontológico, restabelecendo a saúde bucal desse paciente”, explica Ducy Farias.

Reunião alinha atendimento odontológico para pacientes com TEA. Foto: Cortesia

Os pacientes com transtorno do espectro autista têm acesso aos mais diversos tratamentos odontológicos, como extração dentária, restaurações, limpeza e aplicação de flúor, por exemplo. Para a realização dos atendimentos, o HC dispõe de um leito exclusivo em sala de centro cirúrgico.

Acesso

O acesso dos pacientes com necessidades especiais ao Sistema Único de Saúde (SUS) ocorre por meio dos cirurgiões-dentistas da Atenção Primária à Saúde (APS), onde serão encaminhados para avaliação nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) ou Unidades de Referência em Saúde (URS).

Nos Centros de Atenção Especializada o cirurgião-dentista especialista preencherá um formulário de encaminhamento, justificando a necessidade do atendimento hospitalar, encaminhando para a Coordenação Geral de Saúde Bucal da SMS realizar o agendamento no Sistema de Regulação PRONTO!