O Brasil deve testar uma nova dupla de laterais na partida contra o Peru, nesta terça-feira (15), às 21h45 (de Brasília), no Mané Garrincha, pelas eliminatórias da Copa 2026.
Segundo apurou a ESPN, o técnico Dorival Júnior vai escalar Vanderson, do Monaco, na ala direita. Já na ala esquerda, jogará Abner, do Lyon.
Essa será a 30ª dupla diferente de laterais desde o fim da “era Daniel Alves e Marcelo”, que durou por longos anos no Brasil. A última vez que a dupla atuou junta foi em 27 de março de 2018, na vitória por 1 a 0 da seleção sobre a Alemanha, em amistoso.
Desde então, 29 pares diferentes foram testados nas gestões de Tite, Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival.
A dupla “campeã” foi Danilo e Alex Sandro, que começaram como titulares juntos em 14 oportunidades.
Várias parcerias ainda foram fugazes, durante no máximo duas partidas, como Emerson Royal + Renan Lodi, ou até mesmo só um jogo, como Fabinho + Filipe Luís.
Houve ainda casos de duplas formadas “à força” e improvisadas, principalmente durante a disputa da Copa do Mundo 2022, quando o Brasil sofreu com lesões seguidas de laterais.
Na ocasião, a equipe de Tite foi forçada a atuar com Éder Militão (zagueiro) na ala direita e Danilo (lateral-direito) na ala esquerda por dois jogos do Mundial.
Abaixo, a ESPN mostra quais foram as duplas de laterais mais usadas desde o fim da “era Daniel Alves e Marcelo.