O edital promove o desenvolvimento sustentável e a inclusão social nas comunidades onde a Braskem atua, destinando até R$ 50 mil em recursos para cada projeto selecionado.
A Braskem divulgou os 11 projetos vencedores do 3º Edital “Projetos que Transformam”, que busca fomentar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à inclusão social nas regiões onde a empresa está presente. Em Alagoas, os dois vencedores são a Mundaú Mundo e o Instituto Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú Manguaba. Cada projeto receberá incentivos de até R$ 50 mil em recursos para sua execução.
A edição de 2024 recebeu 244 inscrições dos estados de Alagoas, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Destas, 11 foram selecionadas como vencedoras. As iniciativas priorizadas estão alinhadas com as três temáticas estratégicas da Braskem: Economia Circular e Clima, Educação Profissional e Tecnológica, e Inclusão Social.
“Essa é a terceira edição de sucesso do Projetos que Transformam. O edital reforça o compromisso da Braskem em contribuir para o desenvolvimento das comunidades do nosso entorno, incentivando projetos que gerem impacto positivo e duradouro”, disse Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas.
Em Alagoas, destacaram-se o Projeto “Cozinha Escola” da Mundaú Mundo, que tem uma trilha formativa em desenvolvimento pessoal, o curso gastronômico (confeitaria básica, avançada, salgados e mariscos) e o incentivo ao empreendedorismo com oficinas de noções básicas e a importância da formalização dos negócios.
Já o Projeto “ABC do Filé”, do Instituto do Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú Manguaba, vai potencializar a criação de um novo mercado consumidor, a partir da capacitação das filezeiras para uso da tecnologia da fonte tipográfica formada por pontos de filé, o “ABC do Filé”. Cada letra do alfabeto corresponde a um ponto da técnica tradicional. Finalizada a tecnologia, serão feitos testes e amostras e as filezeiras serão treinadas para produzirem as encomendas, aumentando sua renda e incluindo-as nessa tradição.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Braskem ofereceu uma capacitação virtual gratuita para as organizações sociais interessadas, ajudando na elaboração de propostas. As organizações selecionadas agora avançarão para o segundo módulo do treinamento, que abordará a gestão e a prestação de contas dos projetos sociais.
Após o repasse dos recursos, os projetos terão um prazo de 12 meses para serem implementados. Durante esse período, a Braskem acompanhará de perto o andamento das iniciativas, por meio de relatórios de prestação de contas, evidências das atividades realizadas e a verificação do cumprimento dos compromissos assumidos.