Programação de curtas infantis promove reflexões sobre representatividade e empatia
A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, equipamento cultural vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), realiza, nesta sexta-feira (18), às 12h, uma edição especial do projeto Cine Biblio, em comemoração ao Dia das Crianças. Serão exibidos curtas-metragens voltados ao público infantil, com temáticas que abordam questões de representatividade, ancestralidade, empatia e inclusão. A programação é gratuita e aberta ao público.
A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, destacou a importância dessa ação. “O Cine Biblio proporcionará momentos de reflexão e aprendizado para nossas crianças, além de incentivar o contato com o universo cultural desde cedo”, disse a gestora.
A supervisora da Biblioteca, Mira Dantas, também reforçou a relevância da iniciativa. “Esses curtas foram cuidadosamente escolhidos para que as crianças possam se ver representadas nas histórias, incentivando o amor próprio e o respeito pela diversidade. Acreditamos no poder do cinema como ferramenta de transformação social”, destacou.
Confira abaixo os filmes que serão exibidos:
Meu nome é Maalum!
Sinopse: Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que Maalum sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e práticas de uma sociedade racista. Assim que ela chega na escola, todos riem do seu nome. Ela não entende o porquê e, com ajuda da sua família, Maalum vai descobrir o significado e a tristeza se transforma em orgulho através da sua ancestralidade.
Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Lessmore
Sinopse: Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Lessmore é um filme de animação em curta-metragem estadunidense de 2011 dirigido e escrito por William Joyce e Brandon Oldenburg. Venceu o Oscar de melhor curta-metragem de animação na edição de 2012.
O sonho impossível?
Sinopse: Filme de animação que apresenta uma situação sem dúvida familiar para muitos: a mulher que trabalha fora e ainda tem de fazer tudo em casa sozinha.
UMBRELLA
Sinopse: Inspirado em eventos reais, enquanto uma meninha visitava um lar de crianças ela conheçe Joseph, um menino que sonha em ter um guarda-chuva amarelo. Esse encontro inesperado desperta as memórias do passado dele. Uma história sobre empatia, gentileza e esperança.
NAPO
Sinopse: Com o agravamento de sua doença, um senhor precisa se mudar para a casa de sua filha, onde seu neto reinterpreta fotografias antigas em desenhos, o ajudando a recuperar memórias perdidas.
Amor de cabelo
Sinopse: Vencedor do Oscar 2020, o curta “Hair Love” trouxe um pedido de representatividade aos espectadores do mundo inteiro. Protagonizado por uma família negra, o filme fala sobre dilemas da paternidade, aceitação e autoestima.