A soldado da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Jully Rossana, integrante do 3º BPM de Arapiraca, conquistou o primeiro lugar no II Curso de Operador de Cães Policiais (COCP), promovido pela Polícia Penal do Espírito Santo (PPES). A formatura aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), no auditório da Capitania dos Portos, em Vitória, capital capixaba.
Jully foi a única militar alagoana a participar do curso, que tem como objetivo capacitar agentes de segurança pública para atuarem em operações com cães policiais, além de desenvolver habilidades necessárias para enfrentar a criminalidade com o uso desses animais. O treinamento incluiu policiais penais, civis, legislativos e guardas municipais de diferentes estados, somando 15 formandos ao longo de 26 dias intensivos de atividades.
Iniciado em 23 de setembro, o curso contou com uma carga horária de 160 horas/aula e abordou temas como adestramento, detecção de substâncias, atendimento veterinário, operações com apoio aéreo e rastreamento por odor específico, entre outros. O conhecimento técnico oferecido foi essencial para o aprimoramento das competências dos participantes no uso de cães em missões policiais.
Durante a cerimônia, o diretor-geral da Polícia Penal, José Franco Morais Junior, destacou a importância da integração entre as diversas forças de segurança envolvidas no curso. “Capacitar policiais de diferentes corporações fortalece a cooperação e o trabalho conjunto em prol da segurança pública”, afirmou.
Além do destaque da soldado Jully Rossana como primeira colocada, outros dois policiais receberam homenagens: Thieres Amaral de Souza, da Polícia Penal, e Altieres de Oliveira, Guarda Municipal de Viana, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.