Polícia

PM vai mobilizar 120 militares para reforçar segurança durante a temporada de cruzeiros em Maceió

A Polícia Militar de Alagoas (PMAL), por meio do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), está atenta e mobilizada para mais uma temporada de cruzeiros marítimos em Maceió. Na manhã desta quarta-feira (23), representantes da Corporação participaram de uma reunião sobre o assunto. Ao todo, 120 policiais serão empregados para reforçar o patrulhamento nas áreas de circulação dos cruzeiristas.

PMAL

Reforço na segurança durante a temporada de cruzeiros em Maceió

O encontro anual ocorreu no Jatiúca Hotel & Resort, em Maceió. Além da PM, integrantes do trade Turístico, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal, Receita Federal, Administração do Porto de Maceió e Polícia Civil estiveram presentes.

Na ocasião, foram apresentados os planos para o período. Ao todo, 34 cruzeiros devem atracar no Porto de Maceió, sendo oito deles com turistas estrangeiros. Espera-se que cerca de 146 mil passageiros desembarquem na capital ao longo da alta estação, que se inicia em novembro e vai até abril de 2025.

A Polícia Militar foi representada pelo tenente-coronel Hiraque Agnes, subcomandante do CPRM, e pelo major Alucham Fonseca, oficial de Planejamento do CPRM.

“Nos dias de chegada dos cruzeiros, serão mobilizados cerca de 120 PMs para reforçar o patrulhamento motorizado, a pé e montado. Com isso, estaremos fortalecendo a segurança de quem vive aqui e daqueles que vêm desfrutar das belezas naturais de Alagoas”, ressaltou o subcomandante do CPRM.

Operação Navios 2024

A Operação Navios 2025 terá início em 18 de novembro, com a chegada do primeiro cruzeiro marítimo, o Costa Pacífica. Na mesma data, começa a Operação Verão 2025 — uma ação desencadeada em todo o território alagoano pelas forças de segurança e salvamento durante a alta temporada do turismo.

Foi destacada a importância da segurança pública no Estado de Alagoas como um atrativo para os turistas, além do sucesso da operação Navios 2024. No ano passado, não houve nenhum registro de ocorrências envolvendo os passageiros dos cruzeiros. A expectativa é repetir esse feito.

“Sabemos da importância do turismo para o Estado, sobretudo para a geração de renda. A Segurança Pública, com a Polícia Militar, estará presente nos principais pontos turísticos da Região Metropolitana. Hoje, Maceió ocupa a segunda posição no Nordeste, atrás apenas de Salvador, como a cidade nordestina que mais recebe cruzeiros marítimos”, completou o oficial superior.