Um grupo de moradores visitou as obras da creche-escola, da Unidade Básica de Saúde (UBS) e da requalificação viária que estão sendo implementadas pelo Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais. O grupo foi acompanhado por técnicos da Braskem, que detalharam o andamento das obras.
O Projeto é fruto do Termo de Acordo assinado em outubro de 2022 pelo Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Braskem, com objetivo de implementar um conjunto de 23 medidas socioeconômicas, das quais 18 estão implementadas ou em andamento e as outras em fase de planejamento.
O roteiro começou pela creche-escola, que está com os trabalhos avançados. As equipes estão fazendo a instalação elétrica e hidráulica da unidade, que terá brinquedoteca, cozinha e espaços lúdicos para acolher 120 crianças de 0 a 6 anos.
A qualidade dos materiais usados na obra chamou a atenção do comerciante Gilberto Cavalcante Costa, de 72 anos. “Não conheço outro lugar que tenha usado parede que evite a propagação de incêndio em obra de escola. No futuro, isso aqui vai servir de inspiração para outros bairros copiarem”, disse. A construção segue o método Steel Frame, estrutura em aço galvanizado com tratamento (para evitar oxidação, por exemplo), e paredes e telhados termoacústicos, que ajudam a controlar a temperatura e o som.
Em seguida, os moradores foram até a UBS, que já está com a parte estrutural de alicerce concluída, e depois para a entrada da comunidade, onde é possível perceber o avanço dos trabalhos na requalificação viária, como a construção de novas calçadas e passeios para pedestres.
“Jamais pensamos que o bairro receberia uma estrutura dessas. Acredito que, depois que tudo for feito, a comunidade vai se tornar um ponto turístico”, observou o advogado Jorge Lamenha, que vive nos Flexais há 36 anos.