Meio Ambiente

Alagoas tem maioria das praias próprias para banho, diz IMA

A maioria das praias alagoana está liberada para banho neste fim de semana. É o que aponta o boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira, 25, pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

O relatório diz que os técnicos do órgão ambiental coletaram amostras das águas de 66 trechos de todo o litoral alagoano. Após as análises, confirmou-se que 60 pontos estão balneáveis e apenas seis devem ser evitados pelos banhistas.

O litoral sul segue liderando o ranking com o maior número de praias limpas, chegando a 95,7% de locais próprios para banho. Das 23 amostras coletadas, entre Pontal do Peba, Piaçabuçu, e Praia do Saco, em Marechal Deodoro, apenas o trecho que fica a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, foi classificado impróprio para banho. Este ponto já é considerado crônico.

Em Maceió, 20 praias passaram pela análise do IMA/AL. O resultado mostra que apenas três áreas, que fica nas Praias de Jatiúca, Pajuçara e Avenida, apresentaram o valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL, sendo consideradas impróprias.

Apesar de alguns pontos das Praias da Avenida e Sobral terem sido considerados próprios, o IMA alerta para que os banhistas evitem estas áreas por serem locais onde estão diretamente sob a influência de floração de algas e podem causar risco à saúde.

Já no litoral norte, dois locais estão impróprios para banho. São eles: Rio Tatuamunha, no montante ao Projeto Peixe-Boi, Santuário Ecológico e na Praia de Maragogi, em frente a foz do Rio Persinunga.

Confira os trechos próprios e impróprios:

IMA

IMA

IMA

IMA

IMA

IMA