Maceió

Unidade Trapiche do Hemoal passará por manutenção neste sábado (26) e receberá doadores até às 13h

A manutenção será realizada na estrutura física do prédio; o atendimento ao doador será normalizado na segunda-feira (28)

A unidade Trapiche do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em Maceió, passará por manutenção predial na parte elétrica neste sábado (26) e, com isso, o atendimento aos doadores de sangue ocorrerá até às 13h. O funcionamento voltará a ocorrer normalmente na segunda-feira (28), a partir das 7h, conforme o Núcleo de Captação de Doadores de Sangue.

Carla Cleto/Ascom Sesau

É exigido para doar sangue ter idade entre 16 a 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos

Contudo, os candidatos à doação de sangue que estiverem em Maceió neste sábado (26) e desejam doar sangue no período da tarde, poderão comparecer à unidade Via Expressa. Ela funciona ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no bairro Cidade Universitária, das 7h às 17h.

A manutenção do prédio será realizada na tarde deste sábado (26), justamente para gerar o menor impacto possível, conforme o supervisor administrativo do Hemoal, Ronaldo Pedro do Carmo. “Isso porque, os setores que necessitarão de pintura irão passar por limpeza durante o domingo (27), para que na segunda (28) estejam liberados”, detalhou.

CRITÉRIOS

Os alagoanos interessados em doar sangue devem seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação com foto, os voluntários devem estar bem de saúde, alimentados e usando máscara.

Os voluntários não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. E no caso das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um intervalo de dois meses no caso dos homens e três com relação às mulheres.