Agreste

Vídeo: Bombeiros são acionados para debelar chamas em vegetação no Agreste de AL

Reprodução

Fogo em vegetação em Arapiraca

Na tarde desta sexta-feira, 25, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender um caso de fogo em vegetação no conjunto Nossa Senhora Aparecida, em Arapiraca, Agreste alagoano.

Moradores da região registraram em vídeo o momento em que as chamas se espalhavam, enquanto relatavam os transtornos causados pela fumaça gerada.

A corporação confirmou que enviou uma viatura com três militares ao local que conseguiu debelar o incêndio com o uso de água, mas que não há informações a respeito do agente causador do sinistro.

De acordo com o portal de registros de ocorrência em tempo real do CBM/AL, apenas no dia de hoje (até o momento da publicação da matéria) pelo menos outros nove casos de fogo em vegetação foram registrados nos municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Arapiraca, Pão de Açúcar, Japaratinga, Penedo, Igaci e Palmeira dos Índios.

O que fazer em situação de fogo de vegetação?

Com a chegada do verão e a intensificação da seca, a quantidade de focos de incêndios aumenta. Por isso, é importante reforçar os cuidados para evitar maiores incidentes. Em situações que envolvam fogo em vegetação, o CBMAL orienta que primeiramente se deve avaliar a proporção das chamas e ligar imediatamente para o serviço de emergência através do número 193, já que o fogo em vegetação costuma se alastrar rapidamente.

Nesse caso, não coloque sua vida em risco, mantenha uma distância segura do fogo e aguarde a chegada da corporação, que, com técnicas e treinamentos especializados, irá combater as chamas da forma mais rápida e eficaz possível.

Outra orientação importante que pode ajudar a prevenir a proliferação de incêndios é evitar fazer fogueiras em locais com mata ou entulhos. Contudo, caso faça uma fogueira, sempre se certifique que o fogo foi totalmente contido, seja por resfriamento através do uso de água, ou por abafamento utilizando terra ou areia, por exemplo. Lembre-se: provocar incêndio em vegetação é crime, mesmo quando não é intencional.