No terceiro mandato, petista é o mais idoso a presidir o Brasil. Lula passa o aniversário no Palácio da Alvorada, onde se recupera de um acidente doméstico.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completou 79 anos de idade neste domingo (27) e recebeu uma homenagem da primeira-dama, Janja da Silva, e de ministros do governo.
A equipe do petista divulgou nas redes sociais um vídeo em que a esposa do presidente e os ministros do governo falam sobre a trajetória de Lula e desejam um feliz aniversário a ele.
“Hoje, o filho da Dona Lindu completa mais um ano de vida com muita saúde e dedicação ao país. Das lutas dos trabalhadores à voz de uma nação. O Brasil celebra com você, presidente. Feliz aniversário, Lula”, diz mensagem que acompanha o vídeo.
O petista passa o domingo no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, onde se recupera de um acidente doméstico ocorrido no último dia 19.
Lula sofreu uma queda em um banheiro da residência, bateu a cabeça e precisou levar 5 pontos no local do ferimento.
Em razão do acidente, o presidente cancelou, após orientação médica, uma viagem que faria à Rússia para participar da Cúpula do Brics. Lula também decidiu não viajar para a Colômbia, onde participaria da COP da Biodiversidade, na terça (29), em Cali.
O presidente também não viajará nos próximos dias para Baku, capital do Azerbaijão, que sediará a COP 29, a conferência do clima da ONU. Segundo a assessoria, cancelamento dessa viagem não se deu por motivos de saúde. Geraldo Alckmin, vice-presidente, representará o petista no evento.
Lula não viajou para São Paulo neste fim de semana e não votará no segundo turno da eleição municipal em São Bernardo do Campo, local em que tem domicílio eleitoral.
A segunda etapa do pleito municipal na cidade do ABC paulista é disputada pelos candidatos Alex Manente (Cidadania) e Marcelo Lima (Podemos).
Mais velho a presidir o Brasil
Com 79 anos de idade, Lula está no terceiro mandato e é o político mais idoso a presidir o Brasil.
Ele superou neste ano o ex-presidente Michel Temer (MDB), que deixou o Palácio do Planalto em 2018, aos 78 anos.