Eliminado pelo Atlético-MG na última terça-feira (29), o River Plate agora vive um drama para se classificar à próxima edição da CONMEBOL Libertadores.
Como já caiu na Libertadores e também na Copa da Argentina, o time de Marcelo Gallardo só tem um caminho agora para estar no torneio continental em 2025: a tabela anual do Campeonato Argentino.
Vale lembrar que, para 2025, já estão classificados o campeão da Copa da Liga Argentina (Estudiantes), o da Copa da Argentina (Central Córdoba, Boca Juniors ou Vélez Sarsfield) e da Liga Profissional da Argentina (ainda indefinido), além dos três melhores times da tabela anual de pontuação acumulado.
Faltando oito rodadas para o fim do Campeonato Argentino, o River no momento está 11 pontos do Vélez, que é o líder e aparece como principal favorito ao título. Ou seja, uma conquista da equipe de Gallardo é mais do que improvável.
Já na tabela anual acumulada, o Millonario soma 54 pontos, dois a menos que Godoy Cruz e Talleres (ambos com 56) e nove a menos que o Vélez (63), que são, no momento, os três clubes que levaria vaga na próxima Libertadores.
Até por isso, o River Plate precisaria “torcer” para o rival Vélez de fato confirmar o título do Argentino ou da Copa Argentina, o que ajudaria os alvirrubros a se classificarem ao menos para as fases prévias da edição de 2025 pela pontuação acumulada.
Caso contrário, a 4ª colocação será suficiente apenas para assegurar um posto na próxima CONMEBOL Sul-Americana.
O River agora volta a campo no próximo sábado (2), às 18h (de Brasília), pelo Campeonato Argentino.
* O Estudiantes já está classificado como campeão da Copa da Liga Argentina