Segunda edição da exposição foi lançada nesta quarta-feira (30), no Maceió Shopping. Exposição permanece em cartaz até 8 de novembro
O lançamento da segunda edição da mostra “Protagonismo da Pessoa Idosa”, idealizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), em parceria com a Prefeitura de Maceió, despertou a atenção de quem passeava ou fazia compras no Maceió Shopping, nesta quarta-feira (30).
Além de contemplar fotografias em formato de banner de pessoas idosas com papel produtivo na sociedade, o público prestigiou uma série de apresentações culturais com grupos de folguedos e artistas alagoanos.
Conhecido como o Rei do Pirulito, o microempreendedor Cícero Alexandre, 78 anos, dedicou 58 anos da vida a produzir e a espalhar doçura pela cidade. A pequena fábrica de pirulitos sob o comando dele, no Vergel do Lago, funcionou durante décadas.
Quando viu o auto-retrato exposto, Seu Cícero ficou emocionado. “Eu não esperava que um dia me fariam uma homenagem como essa. Só Deus e vocês para me deixar tão feliz. Passei a minha vida toda fazendo pirulitos, deixando as pessoas alegres, e não há nada mais satisfatório do que isso”, resumiu.
A assessora técnica da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), Yana Melo, revelou que a intenção da mostra é evidenciar o protagonismo da pessoa idosa, prestando uma homenagem àquelas que, mesmo após os 60 anos de vida, ainda são ativas no trabalho.
“Apesar da idade avançada, as pessoas idosas ainda são muito úteis para a sociedade. Estamos expondo fotografias de 10 pessoas idosas que têm a sua atividade e a sua rotina mantida. É uma maneira de valorizar a pessoa idosa e exaltar a dignidade”, destacou a servidora.
De acordo com Yana, a mostra permanecerá em frente aos cinemas do Maceió Shopping até o dia 8 de novembro. De lá, será montada no Mercado das Artes.
A presidente do CMDPI, Sheila Mendes, disse que a proposta do evento ratifica que a pessoa idosa é capaz de estar em todos os espaços, que tem o direito ao trabalho, ao lazer e é a guardiã da cultura.
“Com esta mostra e as apresentações culturais, que são transmitidas para as gerações mais jovens, estamos abrindo mais espaços para a socialização, lazer, entretenimento e a valorização da pessoa idosa. E a parceria do evento com a Prefeitura de Maceió serviu para materializar a nossa ideia de combater preconceitos e estereótipos relacionados ao envelhecimento e promover a imagem positiva e inspiradora da velhice”, ressaltou.
As fotos da exposição são de autoria do fotógrafo Alisson Frazão, da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).