Meio Ambiente

Municípios do Sertão alagoano estão sob alerta de baixa umidade, confirma Inmet

Alerto foi emitido por volta de 12h desta segunda-feira (04) e atinge 14 cidades da região

Por volta de 12h desta segunda-feira, 04, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de baixa umidade para 14 municípios do Sertão de Alagoas. A cor amarela no alerta representa um risco de perigo potencial e ficará vigente até às 18h de hoje.

Reprodução

Alerta do Inmet engloba Sertão alagoano

Segundo o órgão, a umidade relativa do ar nestes municípios deve variar entre 30% e 20%; com isso, pode haver aumento do potencial de risco de incêndios em pastagens e florestas na região, elevação da evaporação – com consequente diminuição de reservas hídricas -, além de riscos à saúde humana, como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.

O instituto divulgou ainda instruções para os moradores dos municípios atingidos:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Os municípios que estão sob o alerta são: Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Maravilha, Mata Grande, Olho d’Água do Casado, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

Na última semana, a Secretaria Estadual de Meio Ambientes e Recursos Hídricos (Semarh/AL) já havia emitido alerta semelhante para três regiões de Alagoas, incluindo o Sertão.