Maceió

Vândalos incendeiam Ponto de Entrega Voluntária no Corredor Vera Arruda

Recuperação do equipamento vandalizado chega a custar R$ 3.500. Foto: Alexandre Vieira/Ascom Alurb

Mais um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), instalado no Corredor Vera Arruda, no bairro da Ponta Verde, foi alvo de vândalos nesta quarta-feira, 06. Este é o segundo equipamento destruído na região em um prazo de oito dias.

O caso foi descoberto nesta manhã pelos cooperados da Cooplum, responsáveis pela coleta dos recicláveis na Jatiúca. Ao chegar ao local, eles perceberam que a estrutura tinha sido incendiada.

Objetivando contribuir com o descarte de materiais recicláveis na região, os equipamentos têm sido alvo constante de depredação. Em outros casos, PEVs da Praça da Faculdade e da Praça do Skate, principalmente, também foram vandalizados por diversas vezes. O segundo, teve sua estrutura incendiada mais de uma vez, o que causou sua realocação, tendo em vista que para recuperar um PEV é gasto um valor em torno de R$ 3.500,00.

“É um absurdo que isso tenha acontecido novamente. Nos esforçamos muito para manter a cidade limpa, com novos equipamentos, com educação ambiental e a contribuição dos cidadãos. Esse tipo de vandalismo atrapalha nosso serviço e aumenta os gastos extras que poderiam ser investidos em melhorias”, disse Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb.

Maceió tem 32 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelas principais vias e praças, que ajudam a população a descartar corretamente seu reciclável. Quem for flagrado danificando o patrimônio público não fica impune e pode sofrer detenção de um a seis meses ou receber uma multa pelo crime de danos causados ao patrimônio público, conforme o Artigo 163 da Lei nº 2.848/40 do Código Penal Brasileiro.

Atos de vandalismo podem ser denunciados pela população pelo número 153 da Guarda Civil Municipal ou pelo 190 da Polícia Militar de Alagoas.