Polícia

Filhos e nora de Eraldo do Gás são mortos em troca de tiros com a polícia em Pernambuco

Os dois irmãos e a mulher de um deles tinham extensa ficha criminal e eram ligados a crimes violentos e tráfico de drogas na região do Vergel, em Maceió.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) confirmou nesta terça-feira, 12, que durante a madrugada de hoje dois homens e uma mulher, todos alagoanos, morreram em troca de tiros com a polícia em municípios do interior de Pernambuco.

SSPAL

Foram apreendidas armas e uma quantidade significativa de drogas durante ação

O trio – formado por dois irmãos e a mulher de um deles – tinha extensa ficha criminal e estava com mandados de prisão e busca e apreensão em aberto. Eles eram ligados a uma facção criminosa com histórico de crimes violentos e tráfico de drogas na região do Vergel do Lago, em Maceió.

Os suspeitos, que não tiveram as identidades confirmadas, foram alvos de uma operação que mobilizou forças policiais dos dois estados, após trabalho desenvolvido pelo Serviço de Inteligência. Com eles foram apreendidas armas e uma quantidade significativa de drogas, o que reforça o fato de que o grupo atuava no tráfico entre os dois estados.

Em Alagoas, as ações ocorreram nos bairros de Fernão Velho e Benedito Bentes, em Maceió. Já em Pernambuco, o trabalho se concentrou nas cidades de Cupira e Lagoa dos Gatos.

Fontes informaram ao Alagoas24Horas que os suspeitos eram herdeiros do conhecido Eraldo do Gás, um dos suspeitos mais procurados pela Polícia Civil de Alagoas durante anos e apontado como líder de uma das maiores quadrilhas de assalto que já atuou no estado, com várias passagens pelo sistema prisional.

José Eraldo Bezerra Leite figurou nas páginas policiais do estado por mais de uma década, até ser morto em dezembro de 2016, também em suposto confronto com a polícia.

Sionelly Leite/Alagoas24horas

Sionelly Leite/Alagoas24horas

Vários membros da família de Eraldo do Gás também vêm sendo investigados por envolvimento com a criminalidade há anos. Em 2012, a sogra e um dos filhos dele foram presos em operação que desmantelou uma quadrilha responsável por inúmeros roubos e pelo comando do tráfico de drogas no conjunto Virgem dos Pobres, no bairro do Vergel. Já em 2023, uma filha de Eraldo foi presa em operação conjunta entre as polícias de Pernambuco e Alagoas.

Ainda de acordo com as informações repassadas à reportagem Jemerson Thyago Viana Leite teria reagido a abordagem policial em Cupira e socorrido ao Hospital municipal, mas acabou entrando em óbito. Já Jeferson Thyago Viana Leite e sua companheira – identificada apenas como Aline – teriam atirado contra os policiais em Lagoa dos Gatos. Estes últimos também teriam sido socorridos a uma unidade de saúde, mas não resistiram aos ferimentos.

Leia Mais:

Polícia Civil apresenta integrantes da quadrilha de Eraldo do Gás

Acusado de integrar quadrilha de Eraldo do Gás é preso pela terceira vez

PC apresenta ramificação de quadrilha de Eraldo do Gás

‘Eu não estava foragido. Sempre estive em Maceió’, diz Eraldo do Gás

Condenado por assalto, ‘Eraldo do Gás’ tem pena reduzida pela Justiça

A operação foi coordenada pela SSP e envolveu equipes especializadas da ROTAM, de Alagoas, e do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), de Pernambuco.