A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (12) o calendário do futebol brasileiro de 2025. A grande novidade é o Campeonato Brasileiro durando 10 meses, iniciando no dia 29 de março e terminando no dia 21 de dezembro.
O feito inédito aconteceu para não haver conflitos com o Mundial de Clubes, que ocorrerá entre os dias 15 de junho e 13 de julho. O Brasileirão será paralisado no período.
Flamengo, Fluminense, Palmeiras já estão classificados. A outra vaga vai para o campeão da atual edição da CONMEBOL Libertadores, ou seja, irá para Atlético-MG ou Botafogo.
Os Estaduais, por sua vez, foram antecipados, ocorrendo do dia 12 de janeiro até 26 de março.
“Conseguimos com muito diálogo fazer um calendário melhor para clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro. Dialogamos exaustivamente com as Federações e a Comissão Nacional de Clubes e contamos com o apoio dessas instituições para avançarmos. O Brasileiro vai durar dez meses, acrescentamos a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes da Fifa e ainda conseguimos manter as Datas Fifas sem jogos no calendário brasileiro”, anunciou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
“As melhorias no futebol brasileiro precisam de desprendimento e compreensão de todos. Gosto de diálogo, sou uma pessoa democrática, mas preciso decidir. Fizemos bons avanços neste calendário de 2025 e vamos continuar trabalhando. Vamos sempre respeitar o direito de cada um, mas seguiremos com o objetivo de tornar o futebol brasileiro ainda melhor e mais interessante para todos”, completou Ednaldo Rodrigues.
As Datas Fifa também terão suas datas preservadas. O Brasileirão será paralisado, e os times que tiveram atletas convocados terão o intervalo de 48 horas preservados entre o fim do período e suas partidas.
Além disso, as semifinais da Copa do Brasil, conforme ocorreu em 2024, serão disputadas em dois finais de semana, assim como as finais.
Segundo a CBF, a ideia é tornar a competição mais atraente tanto para a facilitação da promoção dos jogos como o acesso aos torcedores aos estádios.
O documento foi enviado pela Diretoria de Competições da entidade a federações e clubes do futebol brasileiro.
Veja abaixo como será o calendário de 2025: