Campeonato Brasileiro voltou com tudo, com oito jogos da 34ª rodada acontecendo nesta quarta-feira, feriado nacional da Consciência Negra.
Após a pausa para a Data-Fifa, o Campeonato Brasileiro voltou com tudo, com oito jogos da 34ª rodada acontecendo nesta quarta-feira, feriado nacional da Consciência Negra.
Os destaques ficaram para a vitória do Corinthians sobre o Cruzeiro, por 2 a 1, garantindo a permanência na elite e entrando de vez na briga por uma vaga na pré-Libertadores. Memphis Depay e Yuri Alberto foram os autores do gols, que deixar o Timão com 44 pontos, em nono lugar. Jogando com os reservas, o Cruzeiro permance em sétimo, com 47.
Outro jogo que teve suas atenções voltadas foi a prévia da final da Libertadores, entre Atlético-MG e Botafogo, que ficaram no empate por 0 a 0, na Arena Independência e viu sua distância para o Palmeiras, de quatro pontos cair para dois, chegando a 69, enquanto o time paulista tem 67. O Galo ocupa a 11ª posição, com 43.
Quem segue na caça é o Palmeiras, que apesar de não ter feito um bom jogo diante do Bahia, conquistou a virada nos acréscimos, por 2 a 1, na Arena Fonte Nova. Veiga e Flaco Lopez deixaram o Verdão na vice-liderança, com 67 pontos. Já o Bahia é o oitavo, com 46.
DUELO PAULISTA
O São Paulo viu mais uma rodada passar sem conseguir chegar ao G-4 do Brasileirão. Era preciso vencer e torcer contra o Flamengo, mas a equipe tricolor ficou apenas no empate por 1 a 1 contra o Red Bull Bragantino e permanece na 6ª posição, com 58 pontos. O time de Bragança Paulista também sai insatisfeito com o resultado, já que somente a vitória o tiraria do Z-4, permanecendo em 18º, com 37.
BASE SALVA O MENGÃO
Sem Gabigol, barrado pela diretoria desde o título da Copa do Brasil, o Flamengo teve os jovens jogadores da Gávea como protagonistas na vitória por 2 a 1 sobre o Cuiabá, na Arena Pantanal. Os gols do time rubro-negro foram marcados por Guilherme Costa, de 18 anos, e Matheus Gonçalves, 19. Derik Lacerda descontou.
Com o resultado, o Flamengo chega a 62 pontos, na quarta posição. O clube cumpre tabela após garantir vaga na Libertadores através da Copa do Brasil. Do outro lado, o Cuiabá praticamente tem seu rebaixamento decretado. Com 29, está afundado na vice-lanterna. O Fluminense, primeiro fora do descenso, tem 37.
BRIGA CONTRA O Z4
O Vitória venceu o Criciúma no Estádio Heriberto Hulse, pelo placar de 1 a 0. O único gol da tarde foi marcado pelo atacante Janderson, que saiu do banco de reservas para definir o resultado do jogo, que movimentou a briga contra a zona do rebaixamento.
Com o resultado, o Vitória chegou aos 41 pontos e subiu para a 12ª posição, abrindo vantagem para o Z-4. O Criciúma estacionou nos 37 e ficou na 16ª colocação, como porteiro da degola, que tem Atlético-GO, Cuiabá, Red Bull Bragantino e Juventude. Os catarinenses não vencem há cinco partidas.
Athletico-PR deu mais um passo pela permanência na elite do Brasileirão. O Furacão embalou a segunda vitória seguida ao bater o lanterna Atlético-GO, em um duelo direto, pelo placar de 2 a 0, na Ligga Arena, que teve seu recorde de público quebrado novamente, agora com 42.177 espectadores. Os gols marcados por Cuello e Nikão, um em cada tempo, praticamente rebaixou matematicamente o adversário.
Isso porque, com a derrota, o Atlético-GO que atualmente soma 26 pontos, poderá chegar apenas aos 38, caso vença todos os seus jogos daqui para frente. Caso, dois desses – Fluminense, Criciúma, Juventude, todos com 37, e Red Bull Bragantino, com 36 – que ainda jogam na rodada vencerem, o Atlético-GO estará matematicamente rebaixado para a Série B de 2025.
O Athletico-PR, por sua vez, que em duelo atrasado no final de semana venceu o Atlético-MG, por 1 a 0, embalou e chegou aos 40 pontos, abrindo três da zona de rebaixamento. Aliado a isso, vem se fortalecendo na zona de classificação para a Sul-Americana.
O Grêmio perdeu uma grande chance de se afastar da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Em duelo direto e no clássico gaúcho, o time de Renato Portaluppi sofreu a virada, mas buscou o empate nos acréscimos contra o Juventude, por 2 a 2. Apesar da luta pela igualdade no placar, o time deixou a Arena do Grêmio sob fortes vaias dos torcedores.
Isso porque o Grêmio não conseguiu encaminhar a permanência, chegando próximo aos 45 pontos. O empate deixou a equipe com 40 pontos, em 13º lugar, dentro da zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Já o Juventude deixou a zona de rebaixamento, aparecendo em 15º lugar, com 38 pontos.