Com as mudanças climáticas, grandes pandemias e guerras intermináveis, é difícil não pensar no fim da humanidade como a conhecemos.
A possibilidade de extinção da espécie humana vem acompanhada de uma dúvida genuína que, certamente, muitos de nós já se questionaram: sem os humanos, que outro animal dominaria o mundo?
A resposta, segundo o professor de zoologia da Universidade de Oxford, Tim Coulson, em entrevista ao Daily Mail, é simples e direta: o polvo.
O animal aquático é conhecido por ter uma inteligência equivalente a dos seres humanos, além da capacidade de se comunicar entre si, que é essencial para a criação de uma sociedade organizada.
Segundo o professor, o polvo é um dos poucos animais com as capacidades físicas e mentais para construir uma civilização e dominar o mundo.
Obviamente, uma sociedade de polvos seria subaquática, mas Coulson acredita na possibilidade dos invertebrados conseguirem expandir sua capacidade de sobrevivência fora da água e desenvolver as próprias técnicas de caça em terra, se necessário.
“A estrutura neural avançada dos polvos, seu sistema nervoso descentralizado e sua incrível capacidade de resolver problemas fazem deles seres particularmente adaptáveis a um mundo imprevisível”, disse o zoólogo na entrevista.
Os primatas, que são os seres mais próximos aos humanos na cadeia evolutiva, também são candidatos fortes à dominância global. No entanto, o especialista aponta um problema: eles são muito parecidos com humanos.
Assim, macacos, chimpanzés, gorilas e outros primatas, em uma eventual extinção humana, também acabariam extintos ao enfrentar os mesmos desafios dos humanos.
A extinção humana, no entanto, ainda é um futuro distante (ou será que não?) e, até o momento, apenas base para especulações e filmes de ficção científica. E você? Acredita em um mundo dominado por polvos? Ou prefere se ater a um futuro mais parecido com Planeta dos Macacos?