Salomão foi rei de Israel entre os anos 970 e 930 a.C. A sua grande obra foi a edificação do primeiro Templo de Jerusalém. Salomão, cujo nome vem do hebraico “Chalom” (paz), era filho de Batsabéia e do rei Davi, e reinou durante quarenta anos as doze tribos que formavam o povo hebreu, que se reuniram na região da Palestina.
Os fatos da vida de Salomão estão narrados em livros 1 Reis e 2 Crônicas, do Novo Testamento.
Recentemente, arqueólogos desenterraram, durante escavações na antiga cidade de Hadrianópolis, no distrito de Eskipazar, em Karabük, na Turquia, um antigo pingente curioso. Datado do século 5 d.C., o artefato possui uma representação do rei Salomão, montado em seu cavalo e espetando o Diabo com uma lança.
Os pesquisadores descreveram que, de um lado do pingente, há a inscrição “Nosso Senhor venceu o mal”; já no outro, há os nomes dos arcanjos Azrael, Gabriel, Miguel e Israfil. Os pesquisadores acreditam que a joia teria sido utilizada como um amuleto.
A descoberta foi feita durante escavações lideradas pelo professor Ersin Çelikbaş, da Universidade de Karabük, como parte do “Projeto Legado para o Futuro” do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia. Em comunicado, o pesquisador pontua que a descoberta é bastante significativa para a região:
“Esta é uma descoberta altamente significativa para a arqueologia da Anatólia. Exemplos semelhantes não foram encontrados nesta região antes. A representação de Salomão, uma figura central para o judaísmo, cristianismo e islamismo, nos surpreendeu e destacou a importância deste artefato”, explica Ersin Çelikbaş em comunicado.