Brasil

Estragos causados pelas chuvas deixam dois desaparecidos na Bahia; vítimas têm 12 e 18 anos

Jovem de 18 anos desapareceu após ser soterrado em Salvador, enquanto menina de 12 caiu em bueiro na região metropolitana. Buscas já ultrapassaram 18h.

Paulo, de 18 anos, e Amanda, de 12, desapareceram na quarta-feira (27) durante as chuvas que atingiram Salvador e a região metropolitana — Foto: Redes sociais

As buscas pela menina de 12 anos que despareceu após cair em um bueiro em Dias D’Ávila, na região metropolitana, e pelo jovem de 18 anos soterrado após um deslizamento de terra em Salvador seguem nesta quinta-feira (28). Ambos os casos foram registrados durante as fortes chuvas que atingiram a capital baiana e cidades próximas na quarta-feira (27).

Em Dias D’Ávila, a adolescente retornava da escola quando caiu no bueiro. O acidente aconteceu no bairro Urbes, às 12h20. As buscas já ultrapassaram 18h.

Em Salvador, o soterramento foi por volta de 8h30 da manhã, entre os bairros vizinhos de Saramandaia e Pernambués. Cinco pessoas foram soterradas: uma morreu, três foram resgatadas e a quinta, o jovem de 18 anos, segue debaixo dos escombros. Já são quase 24h de buscas.

Amanda Max Teles da Silva tem 12 anos e mora em Dias D’Ávila. Ela voltava da escola na tarde de quarta-feira, quando tropeçou enquanto andava em uma rua alagada e caiu em um bueiro. Uma câmera de segurança registrou o momento do acidente.

As buscas pela adolescente já chegaram a 18h. Os profissionais mapearam a linha de escoamento pluvial para que os trabalhos sejam mais efetivos.

Segundo a prefeitura, na quarta-feira a varredura foi feita até o fim das galerias. Nesta quinta, as buscas serão no leito do rio Imbassaí, que passa por Dias D’Ávila.

Paulo Andrade tem 18 anos e mora no bairro periférico de Saramandaia, em Salvador. Ele estava dentro de casa com a mãe e o irmão de seis anos quando um deslizamento de terra fez a casa desmoronar. Ele está nos escombros há cerca de 24h e não tem respondido os chamados dos bombeiros.

Além dos três familiares, um vizinho de 30 anos também foi soterrado. Entenda quem são as vítimas:

Diane Andrade, 32 anos, cabeleireira;
Paulo Andrade, 18 anos, filho de Diane;
Marcelo Heitor Andrade Mesquita, 6 anos, também filho de Diane;
Adriano Santos, um homem de 30 anos, morador de uma casa vizinha.

Acumulado de chuva em Salvador é o triplo do esperado para o mês
As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) montaram a base em uma casa vizinha, para que os soterrados passassem por uma avaliação e fossem estabilizados antes de serem encaminhados pra unidades de saúde.

👉 A criança de seis anos foi a primeira a ser resgatada. Ele foi retirado dos escombros, intubado e levado de helicóptero para o Hospital do Subúrbio. Ele estava inconsciente, com hemorragia e fratura na pelve.

👉 Diane, mãe de Marcelo Heitor e Paulo, foi a segunda resgatada. Ela estava consciente e foi levada para o Hospital Geral do Estado (HGE).

👉 Adriano foi o terceiro a ser resgatado, por volta das 16h. Ele estava consciente e conversou com as equipes durante todo o resgate. Segundo vizinhos, Adriano foi soterrado ao voltar para casa para buscar o guarda-chuva. A esposa e os cinco filhos dele não estavam em casa no momento do desabamento.

Morte confirmada
Gerson Alexandrino Santos Júnior, de 23 anos, morreu soterrado após deslizamento de terra em Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Gerson Alexandrino Santos Júnior, de 23 anos, morreu soterrado após deslizamento de terra em Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em outro ponto da região de Saramandaia, Gerson Alexandrino Santos Júnior, de 23 anos, morreu após ser soterrado em outro deslizamento de terra na quarta-feira (27). Ele estava deitado na cama quando a casa desmoronou.

Governador lamenta morte de jovem após deslizamento de terra em Salvador; prefeito visitou local

Gerson não estava na mesma casa que Paulo, Diane e Marcelo Heitor, nem é da mesma família deles.

O jovem morava com os pais, um casal de idosos, que estava em casa no momento do acidente. Apesar disso, eles estavam em outro cômodo, que não foi atingido. O casal não ficou ferido.

Gerson Alexandrino Santos Júnior era conhecido como “Juninho” na comunidade e deixou dois filhos.