O Barcelona é um dos clubes mais vitoriosos do mundo. Fundado em 1899, o clube catalão construiu uma história recheada de conquistas que marcaram gerações. E os ídolos do Barcelona são a prova mais visível dessa trajetória icônica.
O time coleciona três conquistas do Mundial de Clubes, cinco Ligas dos Campeões e 27 taças do Campeonato Espanhol, tudo isso construído por nomes idolatrados não somente pelos barcelonistas, mas por apaixonados pelo futebol e jogo de aposta de todo o mundo.
Recentemente, a revista inglesa FourFourTwo publicou um ranking dos 50 maiores jogadores da história do Barcelona. A lista é tão pesada que deixou fora do top 10 nomes como Neymar (35º), Thierry Henry (31º), Evaristo de Macedo (26º), Rivaldo (19º), Romário (16º) e Luis Suárez (15º).
Neste texto, vamos conhecer quais os oito maiores ídolos da história do Barça segundo a publicação e contar o legado que eles construíram com a camisa azul e grená. Confira!
8º – Ronaldo
Apesar da curta passagem pelo Barcelona, apenas na temporada 1996-97, Ronaldo encantou o mundo. O “Fenômeno” disputou 49 partidas pelo clube, marcando impressionantes 47 gols, muitos deles antológicos.
Somente nesta temporada, Ronaldo conquistou a Copa do Rei, a Supercopa da Espanha e a Recopa Europeia, além da primeira Bola de Ouro dele. De acordo com a FourFourTwo, “foi a temporada mais espetacular já vista em um clube”.
7º – Busquets
Discreto e subestimado, Sergio Busquets “pode muito bem ser o maior volante de todos os tempos”, segundo a revista inglesa. Formado em La Masia, estreou no time principal em 2008 sob o comando de Pep Guardiola e rapidamente se consolidou como peça-chave no sistema de “tiki-taka”.
Busquets foi fundamental nas conquistas do Barça, incluindo 3 Ligas dos Campeões e 9 La Ligas, ao longo das mais de 700 partidas em que vestiu a camisa azul-grená.
6º – Maradona
Outro que fez uma passagem curta mas marcante pelo Camp Nou. Maradona vestiu a camisa do Barcelona entre 1982 e 1984, conquistando a Copa do Rei, a Supercopa da Espanha e a Copa da Liga Espanhola.
O gol antológico marcado por ele contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, em 1983, é considerado um dos mais bonitos da história do El Clásico.
5º – Ronaldinho Gaúcho
Ronaldinho levou a magia dele ao Camp Nou no início dos anos 2000. Contratado em 2003, o brasileiro rapidamente se tornou ídolo do Barcelona e coração do time, encantando o mundo com sua técnica, dribles e carisma.
Ele foi peça-chave na conquista de duas La Ligas e da Liga dos Campeões em 2006. Ronaldinho é lembrado pela alegria contagiante e momentos inesquecíveis, como os aplausos que recebeu dos torcedores do Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu.
4º – Johan Cruyff
O holandês Johan Cruyff revolucionou o Barcelona tanto como jogador quanto como treinador. “Se não fosse por suas façanhas em campo, a história do Barcelona seria muito diferente”, crava a publicação inglesa.
Cruyff chegou ao clube em 1973, trazendo o estilo de jogo do “Futebol Total” que já era praticado no Ajax. Ele liderou a equipe à conquista de seu primeiro título de La Liga em 14 anos e foi eleito três vezes o melhor jogador do mundo..
Como técnico, Cruyff construiu o chamado “Dream Team”, que venceu a primeira Liga dos Campeões da história do Barça em 1992. Sua filosofia de jogo pautada no toque de bola ainda influencia o clube até hoje.
3º – Xavi Hernández
Falando em toque de bola, é impossível não lembrar de Xavi Hernández, um dos maiores expoentes do estilo “tiki-taka”. Maestro no meio-campo, Xavi também foi formado em La Masia e foi peça-chave nas conquistas do clube durante a era dourada entre 2008 e 2015.
Xavi é o segundo jogador com mais partidas pelo Barça (767) e foi treinador do time principal entre 2021 e 2024, mas sem repetir o mesmo sucesso que teve como maestro do time em campo.
2º – Andrés Iniesta
Parceiro inseparável de Xavi no meio-campo, Iniesta é lembrado por fãs de futebol e sites de aposta pela classe e habilidade em momentos decisivos.
Um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi o gol contra o Chelsea nas semifinais da Liga dos Campeões de 2009, que garantiu a classificação para a final.
1º – Lionel Messi
Lionel Messi é um sinônimo de Barcelona para os torcedores no século XXI. O argentino chegou à La Masia, a renomada academia de base do Barcelona, ainda adolescente, e fez sua estreia no time principal em 2004.
Durante seus anos no clube, Messi conquistou 10 títulos de La Liga, 4 Ligas dos Campeões, 7 Copas do Rei, além de Supercopas e Mundiais de Clubes. Ele também venceu 7 Bolas de Ouro enquanto vestia a camisa do Barça.
Seus 672 gols em 778 partidas fazem com que qualquer discussão sobre ídolos do Barcelona seja vencida por ele.