A final da Libertadores terá o uso da tecnologia do impedimento semiautomático. A ferramenta reforçará o VAR no confronto entre Atlético-MG e Botafogo, neste sábado, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
A informação foi dada inicialmente pela ESPN e confirmada pelo GLOBO. A Conmebol ainda anunciará oficialmente o uso do recurso.
O impedimento semiautomático utiliza tecnologia de câmeras, reproduções digitais e sinais para analisar lances de possíveis impedimentos e auxiliar a arbitragem nas decisões com uma análise mais precisa que a das ferramentas comuns.
A arbitragem será comandada pelo argentino Facundo Tello. Na sala do VAR, a liderança é do também argentino Mauro Vigliano.
A tecnologia se popularizou na Copa do Mundo do Catar, um dos primeiros testes da Fifa, que acabou sendo bem sucedido. Desde então, vem sendo adotada pelas principais ligas europeias.
Na final da Copa do Brasil, houve um pedido dos finalistas Flamengo e Atlético-MG pelo uso da tecnologia, mas não houve tempo hábil para implementação.
Atlético-MG e Botafogo se enfrentam às 17h. Os dois times já estão concentrados na capital argentina. Veja a equipe completa de arbitragem para a partida:
- Árbitro: Facundo Tello (ARG)
- Auxiliares: Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (ARG)
- Quarto Árbitro: Yael Falcón (ARG)
- Quinto Árbitro: Cristian Navarro (ARG)
- VAR: Mauro Vigliano (ARG)
- Auxiliares do VAR: Christian Lescano, Carlos Orbe e Hernan Mastrangelo (ARG)