Mundo

‘Emoji de cocô?’ Escultura de concha divide opiniões e causa debate na internet

Obra instalada no litoral sul do país foi feita para imitar a concha do caramujo marinho. Escultores trabalham com arte ambiental há mais de 20 anos e não se incomodaram com a comparação.

Internautas dizem que escultura de concha instalada na Inglaterra lembra um emoji de cocô — Foto: Reuters

A escultura de uma concha instalada na costa sul da Inglaterra tem gerado um debate nas redes sociais e na imprensa britânica sobre o formato da obra de arte. Enquanto o responsável pela escultura diz não buscar controvérsias, algumas pessoas compararam a estrutura com um emoji de cocô.

🐚 A obra está na cidade de Medmerry, que fica a cerca de 150 km de Londres. A escultura é um abrigo feito em vime e teve como objetivo imitar o formato da concha do caramujo marinho, chamado de “periwinkle” na Inglaterra.

💩 Em entrevista à Reuters, o artista Mark Antony Haden Ford afirmou que não queria causar nenhum tipo de discussão. Segundo dele, a ideia desde o início era de fazer uma concha. No entanto, ele tem levado o debate de maneira leve.

“Adoro o fato de que as pessoas podem interpretar a arte de maneiras muito diferentes. Se algumas acham que não é uma concha e poderia ser um emoji de cocô, bem, cabe a você decidir”, afirmou.
Mark e a esposa, Rebecca Ford, são conhecidos na Inglaterra por serem artistas ambientais. Há mais de 20 anos os dois criam esculturas de vime para interagir com as paisagens onde são instaladas.

“Há dez anos, durante as escavações arqueológicas, foram descobertos alguns cestos de vime de salgueiro. No fundo desses cestos medievais, encontraram pequenas conchas de periwinkle. Ficamos tão inspirados por isso que criamos o abrigo”, explicou Rebecca Ford.

O local onde a concha foi instalada fica em uma área verde aberta, perto da praia, onde moradores costumam passear com cães. Observadores de pássaros também frequentam a região.

Uma observadora de pássaros disse à Reuters que ela e o marido acharam a escultura linda e encantadora. Já John Walsha, que também observa aves, acredita que a obra não se parece com um cocô.

“Eu já vi muitos cocôs diferentes de todos os tipos de animais e, para ser honesto, não parece um. Parece uma concha”, afirmou.

Mas para Sean, que estava passeando com o cachorro na região, o formato lembra outra coisa: “Realmente parece um emoji de cocô, parece mesmo”.