Segurança

SSP e Sindapps discutem novas medidas de segurança para motoristas de aplicativo

Cartilha com dicas de segurança e ações tecnológicas vão auxiliar a SSP no atendimento de ocorrências

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) reafirmou seu compromisso com a segurança dos motoristas de aplicativo em Alagoas durante uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 29. O encontro contou com a presença do secretário Flávio Saraiva e de representantes do Sindicato dos Motoristas de Aplicativos de Alagoas (Sindapps-AL).

Rafael Maynart / Ascom SSP

Reunião entre Sindapps e SSPAL

O objetivo principal da reunião foi alinhar estratégias e discutir novas medidas de proteção para a categoria, que enfrenta riscos em sua rotina de trabalho. Entre as ações em andamento, está a finalização de uma cartilha com orientações práticas de segurança, que será distribuída aos motoristas, além da implantação de novas tecnologias.

“Estamos sempre em diálogo com a categoria, ouvindo suas demandas e buscando soluções que garantam mais tranquilidade no exercício da profissão. A segurança dos motoristas de aplicativo é prioridade, e essa parceria com o Sindapps é fundamental para aprimorar nossas iniciativas”, afirmou o secretário Flávio Saraiva.

 

Veja Também: Após morte de motorista por aplicativo, categoria se reúne e discute botão do pânico com SSP

O Chefe de Articulação de Polícia Comunitária, capitão PM Alex, destacou a importância de ações integradas entre a SSP e os motoristas. Ele está à frente da implantação das medidas discutidas na reunião.

“Nosso foco é construir um ambiente mais seguro para todos. Além de reforçar as operações de segurança, estamos desenvolvendo estratégias de prevenção que serão amplamente divulgadas à categoria, como a cartilha de segurança”, explicou o capitão Alex.

A comitiva do Sindapps-AL foi liderada pelo presidente Carlos Alexandre, que esteve acompanhado de Jadson Siqueira (diretor financeiro), Max Douglas (diretor jurídico) e Alexandro da Silva (diretor de ação social e cultura).

“O sindicato sempre busca colaborar com as autoridades para garantir condições melhores de trabalho aos motoristas. A reunião foi produtiva, e acreditamos que as ações propostas pela SSP trarão avanços significativos para a nossa segurança”, ressaltou Carlos Alexandre

A parceria entre a SSP e o Sindapps segue fortalecida, com novos encontros previstos para monitorar os resultados das iniciativas e discutir outras demandas da categoria.

Leia Mais: Motorista por aplicativo invade sistema prisional para escapar de assalto; veja vídeo

Morte de motorista

A mobilização da classe foi motivada pela morte do motorista de aplicativo, Márcio Vieira, que desapareceu na madrugada do dia 20 de Novembro de 2024 após aceitar uma corrida. Na manhã do mesmo dia, seu corpo foi localizado seminu dentro do veículo Onix, de cor preta, que a vítima usava para trabalhar, dentro do canavial no bairro Benedito Bentes.

Dois dias depois, a Polícia Civil prendeu um dos suspeitos de ter cometido o crime, considerado como latrocínio – roubo seguido de morte. E nesta semana, a imagem do segundo suspeito foi divulgada pela polícia na tentativa de localizá-lo.

De acordo com dados do 5º BPM, a vítima apresentava lesões na cabeça e no tórax. Ao todo, ele foi atingido por 20 facadas e estava seminu. Após o assassinato, o celular e um relógio de Márcio foram roubados, além de ter sido descoberto que ele fez um pix no valor de R$ 90,00 para o suspeito preso.

O veículo usado por Márcio apresentava danos causados por incêndio. Os bancos, o teto e o vidro frontal do automóvel estavam queimados, e folhas secas foram colocadas dentro do tanque de combustível, indicando uma possível tentativa de incendiar o carro por completo.

Leia também: 

Suspeito de assassinar motorista por aplicativo revela que vítima pediu para não morrer

PIX de motorista de app a suspeito levou polícia à sua identificação; saiba mais

Polícia Civil trabalha com hipóteses de latrocínio e execução para a morte de motorista por aplicativo

Corpo de motorista de App desaparecido é encontrado seminu dentro de carro