Educação

Salas lotadas marcam primeiro dia da 2ª edição do Pré-Ifal Educar é Massa

Diretores, professores e alunos elogiaram intensivão ofertado pela Prefeitura de Maceió para jovens de escolas públicas

Estudantes lotam salas de cinema para o Pré-Ifal – Foto: Joyce Juliana (Ascom Semed)

Centenas de estudantes de várias partes de Alagoas participaram, na manhã de sábado (30), da 2ª edição do Pré-IFAL Educar é Massa, intensivão realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio do professor Beto Brito. (IFAL). O aulão gratuito aconteceu em duas salas de cinema do Pátio Shopping, na parte alta de Maceió, também com transmissão online.

O segundo dia do preparatório, voltado para alunos e ex-alunos do 9º ano da rede pública de ensino que querem prestar o Exame de Seleção dos cursos técnicos oferecidos pelo Ifal, acontece no próximo sábado (7).

A superintendente de Governança Municipal e Gestão Interna da Semed, Marcelle Telles, recebeu os participantes, destacando a felicidade com as salas lotadas de jovens empenhados em reforçar seus conhecimentos para enfrentar a seleção do Instituto, cujas provas ocorrem no dia 22 deste mês.

Ela agradeceu a presença de todos, ao prefeito de Maceió, JHC, pela iniciativa, aos professores envolvidos no projeto e à equipe da Semed: “A nossa maior felicidade é poder contribuir de alguma forma com a preparação de vocês para alcançar esse sonho e perceber que cada um aqui acredita em si mesmo”.

Preparando Jovens para o Futuro

O professor Deividy Carlos, de Estudos Sociais, falou um pouco sobre a importância de oferecer uma excelente preparação para os estudantes, garantindo que eles tenham acesso a uma educação de qualidade e oportunidades para o futuro. “Essa segunda edição está repleta de coisas boas, com uma equipe excelente de professores, que certamente vai contribuir na aprovação dessa juventude maravilhosa”, destacou.

A estudante Ana Beatriz, de 14 anos, da Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção, conta que soube do Educar é Massa na própria unidade escolar. Ela compartilha sua empolgação e planos futuros em relação ao IFAL, que, segundo ela, é uma excelente rede de ensino: “Eu quero cursar Desenvolvimento de Sistemas. Esse é meu sonho”, afirma.

Em meio à troca de experiências, também esteve presente um grupo de 22 alunos que se deslocou às 5h da manhã de Mar Vermelho para participar do intensivão. Genivaldo Pereira, diretor da Escola Professor Orlando Lins, localizada no município alagoano, conta que, ao tomar conhecimento da iniciativa da Prefeitura de Maceió, a escola não perdeu tempo em oferecer essa oportunidade aos alunos.

“Eu e os alunos estamos super felizes de estarmos aqui”, frisou Genivaldo, agradecendo à Semed, ao Município de Maceió e ao prefeito JHC por estenderem a iniciativa a toda Alagoas, proporcionando um aulão recheado de conhecimento para estudantes da rede pública de ensino em geral.

Educação e acessibilidade

A programação do sábado contou com professores renomados, intérpretes, uma psicóloga e até DJ, oferecendo momentos de aprendizado, inclusão e interação. Edson Timoteo, vice-diretor da Escola Municipal Professor Antídio Vieira, destaca que o intensivão veio como um complemento essencial ao trabalho já realizado na escola ao longo do ano. “O aulão é um momento bacana que deixa os estudantes ainda mais preparados para obter sucesso na prova do IFAL. Essa foi uma excelente ideia da Prefeitura e da Semed”, enfatiza.

“É interessante que os alunos se envolvam com outras escolas, que saiam um pouco da sala de aula. Essa dinâmica, ter uma aula num cinema, acaba criando um clima bem amigável. E isso é benéfico pra eles”, expressa Jobson Viana, coordenador da Escola Municipal Tradutor João Sampaio.

A animação se fez evidente na expressão de cada participante do evento, intensificada pela presença de tantos professores dedicados a orientar esses estudantes rumo a um futuro promissor.

“É excelente poder participar do crescimento dos alunos e saber que dentro da escola a gente também realiza esse trabalho”, expressou a professora Sabrina Larramendi, da Escola Municipal Padre Pinho. Ela compartilhou que foi uma honra ser convidada, mais uma vez, para o Pré-IFAL Educar é Massa, e deixou uma mensagem para os estudantes que irão realizar a prova: “A minha dica é chegar cedo e não esquecer a caneta!”

A youtuber paulista e professora de matemática, Gisleine Bezerra, mais conhecida como Gis com Giz, também marcou presença no intensivão. Gis possui um canal no YouTube com mais de 4 milhões de inscritos, onde explica a matéria de maneira divertida e atrativa, especialmente para aqueles que têm dificuldades.

Ela parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Maceió de levar a educação para todos e também deixou um recado para os alunos que irão realizar o Exame de Seleção do IFAL: “Vão tranquilos, porque quando a gente se dedica, a gente consegue!”

Confira abaixo a lista completa dos professores participantes:

Dia 30/11

Miguel Vasconcelos (Matemática)
Sabrina Larramendi (Português)
Zeca (Matemática)
Kedimo Paixão (História)
Mailson Farias (Português)
Gis com Giz (Matemática)

Dia 07/12

José Marcos (Matemática)
JP (Português)
Deividy Carlos (Estudos Sociais)
Ayrton Farias (Português)
Josivaldo Melo (Matemática)
Pamba (Português)