Destino do campeão pode ser sacramentado na rodada desta quinta-feira, que também pode indicar quais clubes se classificarão para a Libertadores 2025 e quais clubes podem se rebaixados para a Série B
Quase oito meses após seu início, o Campeonato Brasileiro está na hora da verdade. Apenas dois times — Botafogo e Palmeiras — disputam o título, que pode ser definido amanhã.
Outros brigam por vagas na Pré-Libertadores — os classificados à fase de grupos já estão definidos — e ainda existe uma luta árdua na parte da tabela, com muitos times evitando se juntarem a Cuiabá e Atlético-GO, já matematicamente rebaixados para a Série B de 2025.
Briga pelo título
Campeão da Libertadores no sábado, o Botafogo pode erguer outra taça amanhã, no Beira-Rio, em Porto Alegre, onde enfrenta o Internacional. O cenário é simples: o alvinegro carioca, com 73 pontos, precisa ter um resultado melhor do que o Palmeiras, que tem 70 e visita o Cruzeiro.
Se o Palmeiras empatar, o Botafogo precisa de uma vitória para ser campeão com uma rodada de antecedência. Se o Palmeiras perder, basta ao Botafogo um empate em Porto Alegre. Uma vitória do Palmeiras sobre o Cruzeiro leva a decisão do título para a última rodada, no domingo.
Na última rodada do campeonato, o Botafogo enfrenta, no Nilton Santo, o São Paulo, que estuda usar reservas, enquanto o Palmeiras joga contra o Fluminense no Allianz Parque.
Libertadores
Com o Botafogo vencendo a Libertadores deste ano e o Flamengo levando a Copa do Brasil, o Brasileirão deste ano classificará até o oitavo colocado para a Libertadores 2025. Além dos dois cariocas, Palmeiras, Fortaleza, Internacional e São Paulo já se classificaram para a fase de grupos. praticamente garantiram a vaga no torneio do ano que vem.
O Bahia pode se classificar hoje para a Pré-Libertadores se derrotar o Corinthians, que também está na briga, assim como Cruzeiro e o trio Vitória, Grêmio e Vasco — estes com chances mais remotas.
Rebaixamento
Criciúma (85% de risco segundo a Bola de Cristal do Brasileirão, ferramenta preditiva do GLOBO), Bragantino (80%) e Fluminense (28%) são os principais ameaçados, mas Juventude, Athletico e até mesmo o Atlético-MG ainda podem cair.
Se bater o Cuiabá na quinta-feira, em casa, o Flu fica em boa situação. Porém, um empate ou derrota podem complicar o tricolor.
A parte de baixo da tabela ainda tem duelos diretos, como Athletico x Bragantino, na quinta, e Bragantino x Criciúma, no domingo.