No embalo das conquistas da América e do Brasil, o Botafogo inicia o sonho do título mundial nesta quarta (11). O primeiro adversário na Copa Intercontinental será o Pachuca, do México, campeão da Champions da Concacaf. O Clássico das Américas, que vale taça, vale vaga na semifinal contra o campeão africano Al Ahly, do Egito.
A bola rola às 14h (de Brasília) no Estádio 974, em Doha, no Catar.
O Botafogo chega à Copa Intercontinental como atual campeão da Libertadores. O Glorioso conquistou a América pela primeira no dia 30 de novembro, em cima do Atlético-MG, na Argentina.
O Pachuca, do México, conquistou a Champions da Concacaf em junho de 2024, ao vencer o Columbus Crew, dos Estados Unidos, por 3 a 0. Foi o sexto título continental da equipe.
Embalado pelos títulos da Libertadores e do Brasileirão, o Botafogo vive grande sequência de partidas e viagens. Desde 5 de novembro, foram oito partidas. com cinco vitórias e três empates.
Neste mesmo período, o Pachuca perdeu para América e Juárez pela Liga Mexicana. A equipe não se classificou para a fase eliminatória do torneio e venceu apenas um dos últimos oito jogos.
Comandante do Glorioso, Artur Jorge minimizou o desgaste físico. Para o treinador, o time está mobilizado e empolgado pela possibilidade de disputar a Copa Intercontinental.
“Estamos muito orgulhosos de fazer parte desta competição e que fique muito claro isso, porque só chega aqui quem é melhor do que os outros. E fomos melhores do que todos os outros. Estamos aqui com uma grande satisfação por competir nesse evento”, afirmou Artur Jorge.
Na projeção do confronto, Guillermo Almada, técnico do Pachuca, fez elogios ao rival, destacando a qualidade do elenco alvinegro que conquistou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro.
“Vai ser um jogo duro e difícil. É um time com um ótimo treinador, um elenco robusto com ótimos jogadores. Sem dúvida, tudo o que alcançaram recentemente fala por si só, da capacidade que eles têm”, afirmou o treinador uruguaio que está no comando do time mexicano desde 2021.
O vencedor do confronto terá o Al Ahly, do Egito, como adversário na próxima fase. A semifinal, nomeada pela Fifa como Challenger Cup, será no sábado (14), no mesmo horário e local.
O Real Madrid, da Espanha, aguarda a definição do outro finalista. A decisão da Copa Intercontinental será no dia 18 de dezembro, quarta-feira, no Estádio Lusail, às 14h (de Brasília).
Botafogo: John; Mateo Ponte, Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Savarino; Thiago Almada, Luiz Henrique e Igor Jesus.
Pachuca: Carlos Moreno; Sergio Barreto, Carlos Sánchez, Gustavo Cabral e Bryan González; Pedro Pedraza, Elias Montiel e Arturo González; Oussama Idrissi, Nelson Deossa e Salomón Rondón.