O evento acontece no dia 18 de dezembro com entradas gratuitas e sem reservas
A Diteal encerra o ano de 2024 com a segunda edição da noite Diversidade Cultural, no dia 18 de dezembro, às 19h30, no Teatro Deodoro, com apoio da Secult. O espetáculo contará com apresentações de parceiros do Complexo Cultural Teatro Deodoro, os ingressos são totalmente gratuitos e podem ser reservados pela plataforma Sympla.
Nidiane Oliveira, gerente artístico e cultural da Diteal, reafirma a importância do apoio de equipamentos culturais para artistas alagoanos como forma de manter a cultura alagoana viva. “É com muita alegria que realizamos mais uma noite de Diversidade Cultural na Diteal, no nosso Teatro Deodoro. Aqui contamos com apresentações da nossa parceira Secult, juntamente do Cenarte. Vamos apresentar o trabalho que vem sendo realizado nos nossos equipamentos, disponibilizando o espaço para esses artistas que podem ensaiar e ter aulas”, pontuou a gerente.
PROGRAMAÇÃO
As apresentações são diversas, indo de música e coral a danças africanas e folguedos alagoanos. Autodidata e multi-instrumentista, Wellington Pinheiro traz ao palco a riqueza das tradições musicais de Alagoas, tocando violão, cavaquinho e bandolim. Seu estilo, que mistura influências locais e a alma de sua terra natal, Penedo, promete uma abertura emocionante e cheia de identidade regional.
A Cia. Cultural Flor Q’se Cheire oferece um espetáculo de dança e folguedos tradicionais que celebra a cultura popular brasileira, com destaque para as manifestações alagoanas. Por meio de coreografias vibrantes e figurinos exuberantes, o grupo mantém viva a memória das danças e brincadeiras típicas de Alagoas.
No espetáculo seguinte, as danças ciganas se entrelaçam com as apresentações do Peneiral das Flores e os folguedos do Guerreiro Lírios de São José. A performance traz uma fusão de movimento e alegria, com foco nas danças típicas e nos rituais que representam as raízes culturais do povo alagoano.
Afojuba traz uma apresentação de dança afro-brasileira que celebra as influências africanas na cultura brasileira. A performance busca resgatar as tradições e manifestações culturais afrodescendentes, com ênfase na história, ritmo e expressão corporal.
Em seguida, Oseias Monteiro, com experiência e sensibilidade, traz ao palco uma apresentação coral, onde vozes se unem para criar uma harmonia perfeita. O repertório abrange peças do canto coral tradicional e contemporâneo, com arranjos emocionantes que buscam tocar o coração do público.
O Coletivo Da Nossa Gente Alagoana apresenta uma performance que é um verdadeiro mergulho nas manifestações culturais das tradições nordestinas. O grupo, que já possui 20 anos de existência, destaca a riqueza dos folguedos alagoanos e nordestinos, com foco nas danças tradicionais. Esse ano, o objetivo é proporcionar uma vivência cultural nas tradições nordestinas do nosso Brasileiras através do Pastoril Alagoano, Guerreiro Alagoano, Carimbó e Xaxado.
Finalizando, o Coro Cenarte, regido por Rafaela Lima, é formado por 25 cantores que, após passarem por oficinas de canto, se apresentam com um repertório diversificado. O grupo traz desde peças clássicas a canções mais contemporâneas, demonstrando a versatilidade e o talento de seus integrantes.
O PAPEL SOCIAL DA DITEAL NA CULTURA ALAGOANA
Sam Menezes, presidente e diretor da Diteal, relembra a importância da diversidade cultural como instrumento de enobrecimento da vida e cultura de todos. A Diteal cumpre um importante papel social, estabelecendo parcerias com grupos artísticos locais e garantindo que suas manifestações sejam ouvidas e vistas em suas perspectivas reais.
Para ele, a arte reflete a diversidade da sociedade, incluindo obras diferentes em suas origens, adicionando maior importância ao contexto. “Assegurar que diferentes setores sociais estejam representados de forma justa e em todos os aspectos culturais, sendo a Diteal um instrumento de cultura mais acessível e participativa”, disse Sam Menezes.
Nidiane Oliveira comemora o sucesso das atividades do Diteal em 2024 e convida a todos para uma noite mágica de muita cultura e diversidade. “É muito gratificante para a gente, ao final de cada ano, poder contar com esses parceiros no nosso grande templo da cultura alagoana que é o Teatro Deodoro. Sempre agradecemos a parceria desses profissionais, que atuam e são mestres, assim como todos os alunos que fazem parte dessas aulas, e principalmente aos nossos parceiros Secult e Cenarte”.
Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis a partir de quinta-feira (12), às 15h, no Sympla, e o link estará disponível no link da bio do instagram @teatrodeodoro.
SERVIÇO
Local: Teatro Deodoro
Data: 18 de dezembro
Horário: 19h30
Entrada: Livre, reservada pelo Sympla
Classificação: livre