Torneios que definem os campeões mundiais possuem particularidades; veja as principais diferenças
O Botafogo inicia nesta quarta-feira (11) a luta pelo título da Copa Continental, em duelo contra o Pachuca, no Catar. O torneio recebe este nome já que a Fifa reformulou o Mundial de Clubes.
Afinal, o que diferencia o Intercontinental do Mundial de Clubes? Ter dois torneios entre times a nível global pode confundir o torcedor, mas vamos mostrar as principais distinções entre os dois.
Periodicidade
A Copa Intercontinental será disputada anualmente com todos os campeões continentais da temporada. Já o novo Mundial de Clubes acontece a cada quatro anos, um ano antes da Copa do Mundo de seleções.
Sedes do Intercontinental e Mundial de Clubes
Os dois primeiros jogos da Copa Intercontinental são realizados nos países dos times mandantes. Já os jogos das quartas, semi e final são em um mesmo país. O Catar é a sede deste ano.
Todos os duelos do Mundial de Clubes são realizados em uma única sede. A Fifa definiu os Estados Unidos como país organizador da edição inaugural.
Número de participantes
Até 2023, sete equipes (campeão de cada continente e o campeão do país-sede) disputavam o Mundial. No Intercontinental, apenas os campeões continentais participam, totalizando seis equipes. O Mundial de Clubes quadrienal será disputada com 32 times
Formato e jogos
Diferente dos últimos mundiais anuais, o Intercontinental excluiu as disputas de quinto e terceiro lugar. Duas mudanças também chamam a atenção: garantir ao representante europeu uma vaga na decisão e “rebaixar” o time sul-americano para as quartas de final.
O Mundial de Clubes é dividido em oito grupos com quatro equipes cada. Dois avançam para o mata-mata até chegar na decisão. Oitavas, quartas, semis e final serão em jogo único.
Países com mais de um time no Mundial
Diferente do Intercontinental, que só conta com uma equipe por continente, o Mundial de Clubes pode ter, na teoria, até dois times de um mesmo país. Mas na prática o critério de classificação pode “beneficiar” um país.
Esta exceção acontece caso vários clubes de um mesmo país conquistem competições continentais. É o caso do Brasil, que tem quatro representantes no torneio de 2025. Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo são so últimos vencedores da Libertadores.
Quando são disputadas?
A Copa Intercontinental segue a tradição das edições anteriores e é disputada no final de cada ano. Diferente do Mundial de Clubes, que acontece no meio do ano, ou seja, no final da temporada europeia.