Campeão da CONMEBOL Libertadores e do Brasileirão, o Botafogo já iniciou seu planejamento para 2025.
Sete jogadores já têm saída confirmada e não permanecem no clube para a próxima temporada.
Alguns deles, como o lateral Marçal, o atacante Óscar Romero, o volante Tchê Tchê e o meia Eduardo não terão contrato renovado. A informação foi divulgada incialmente pelo FogãoNet e confirmada pela reportagem.
O quarteto tinha vínculo válido até dezembro e já se despediu do restante do elenco em Doha, no Qatar, após a derrota por 3 a 0 para o Pachuca, que culminou na eliminação precoce no Intercontinental.
A ESPN apurou ainda que o clube carioca até tentou estender contrato com Eduardo, mas o jogador não concordou com a proposta oferecida.
Os zagueiros Adryelson e Pablo também estão de saída após o fim dos empréstimos. Dessa forma, o primeiro volta para Lyon, enquanto o segundo retorna ao Flamengo.
Por fim, outro que não permanece no Botafogo é Thiago Almada. O próprio meio-campista admitiu que já tinha uma transferência selada para o Lyon, que também pertence à Eagle Football, empresa de John Textor.
A boa notícia é que Jeffinho, um dos atletas emprestados pelo clube francês, segue no Botafogo.
Já a situação de Gatito Fernández continua indefinida. A expectativa, no entanto, o goleiro de 36 anos siga para a próxima temporada, conforme disse seu próprio empresário, Renato Bittar, em entrevista ao jornalista paraguaio Wilson González Bronce.
Os atacantes Luiz Henrique e Igor Jesus seguem com futuro em aberto, assim como o técnico Artur Jorge.
Em entrevista exclusiva à ESPN, o próprio treinador admitiu incerteza e revelou que terá uma conversa com Textor para tomar sua decisão. O comandante português tem contrato válido até dezembro de 2025, mas o trabalho realizado no Brasil despertou interesse de outras equipes.
O Botafogo vai disputar sete competições em 2025: Supercopa do Brasil, CONMEBOL Recopa, Campeonato Carioca, Brasileirão, Copa do Brasil, CONMEBOL Libertadores e o esperado Mundial de Clubes.