Política

Lira anuncia votação da reforma tributária e de um dos projetos do pacote fiscal nesta terça

Arthur Lira — Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (17) que o plenário da Casa pretende votar, nas próximas horas, o projeto de regulamentação da reforma tributária e um dos textos que compõem o pacote fiscal.

O objetivo de aliados do governo era que o projeto que estabelece normas para a tributária fosse votado ainda nessa segunda-feira (16).

No entanto, Lira decidiu adiar a sessão para esta terça com objetivo de garantir a participação de mais deputados, porque trata-se de um tema estratégico para o governo e para o Congresso.

Nós vamos votar a tributária, vamos votar a lei que trata de multinacionais, o projeto de turismo e o PLP 210 (um dos projetos do pacote fiscal)”, explicou o presidente, após chegada à Câmara nesta tarde.

 

O PLP 210, ao qual Lira se refere, estabelece novas regras para benefícios fiscais, crescimento de emendas parlamentares e gastos com pessoal. Na prática, é um dos projetos enviados pelo Ministério da Fazenda na tentativa de cortar gastos do governo e equilibrar as contas públicas.

O relator do projeto do pacote fiscal, Átila Lira (PP-PI), disse que pretende apresentar seu relatório no fim da tarde.

Deputados e senadores estão em semana decisiva para entregar as votações de propostas de interesse dos poderes Executivo e Legislativo. A previsão é aprovar uma série de medidas antes do recesso parlamentar, previsto para começar oficialmente na próxima segunda-feira (23).

Regulamentação da reforma

 

A regulamentação da Reforma Tributária define as diretrizes para a implementação dos novos impostos sobre consumo.

  • São eles: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo. Esses tributos substituirão cinco impostos atuais (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) após um período de transição entre 2026 e 2033.
  • O texto também cria um mecanismo de devolução de impostos para famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), conhecido como “cashback”, e lista os produtos que terão isenção ou redução de carga tributária.