Casos vêm sendo corriqueiros na região; suspeito foi levado à delegacia e órgão repôs cerca de 3.600 metros de cabos
A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) registrou entre sexta-feira (13) e quarta-feira (18), três casos de furtos de equipamentos da rede de iluminação no trecho do viaduto da antiga PRF, na BR-104, parte alta da capital.
Os crimes causaram interrupções nos serviços de iluminação pública, além de terem colocado em risco a segurança das pessoas que passavam pela região. No total, cerca de 3.600 metros de cabos precisaram ser repostos pela Autarquia.
Na sexta-feira, equipes de manutenção da Ilumina foram enviadas para repor quase 2 mil metros de cabeamento furtado, porém foram furtados novamente cerca de mil metros de materiais no mesmo local. Uma nova remessa de 600 metros de cabos foi reposta na terça-feira (17). No dia seguinte, o matrrial foi furtado. O suspeito do furto foi detido pela Guarda Civil Municipal de Maceió (GMM) ainda nessa quarta-feira (18) e deixado aos cuidados da Policia Militar de Alagoas, levado a uma Delegacia da Polícia Civil, de onde foi liberado após ser fichado.
Cerca de 3.600 metros de cabos precisaram ser repostos pela Autarquia após os furtos. Foto: Ascom Ilumina
Cerca de 3.600 metros de cabos precisaram ser repostos pela Autarquia após os furtos. Foto: Ascom Ilumina
O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, lamenta o ocorrido e explica que esses casos furtivos trazem uma série de impactos negativos à população e ao Município. “A Ilumina atua para garantir o funcionamento pleno da rede de iluminação, realizando a substituição imediata dos equipamentos roubados. Mas a recorrência desses casos faz com que valores que poderiam ser investidos para melhorias na rede de iluminação acabem sendo direcionados para repor esses cabeamentos. A população fica vulnerável e os cofres públicos sofrem prejuízos significativos”, explicou.
Até o momento, apenas em 2024, a Autarquia gastou R$ 101.662,65 para repor cabeamentos furtados, com cerca de 12.133,5 metros do material restituído.
A Ilumina vem trabalhando em parceria com a GMM, para atuar de forma preventiva contra o furto de cabeamentos. “Temos intensificado as nossas rondas, principalmente no período da noite. As estruturas são alvo de vândalos para roubar e vender esses fios”, explicou o inspetor comandante da GMM, Jamerson Oliveira.
A Guarda Civil tem utilizado a tecnologia para fiscalizar diferentes pontos da capital. “Temos dez totens na cidade, com imagens (gravadas) 24 horas e elas tem nos auxiliado a deslocar o efetivo de forma mais precisa. Também buscamos fortalecer o setor de inteligência da nossa guarda municipal, nos auxiliando a efetuar prisões e deslocamentos mais assertivos com a tecnologia, novas viaturas e mais agentes nas ruas”, detalhou o inspetor.
A Prefeitura de Maceió reforça a importância da colaboração da população no combate a esse tipo de crime. Caso alguém presencie atividades suspeitas ou práticas de furto de cabeamentos, é fundamental que denuncie imediatamente por meio do Disque Denúncia, no número 181.
A Autarquia Municipal de Iluminação Pública também possui canais de atendimento como o app Ilumina Maceió e o Disque Luz, no número 0800 031 9055, para que a população possa denunciar práticas criminosas relacionadas à iluminação pública. O atendimento presencial ocorre na sede da Autarquia, na Rua Coronel Pedro Lima, Jaraguá, de segunda a sexta-feira, de 08h às 14h.