O armazenamento e a conservação dos alimentos são condições essenciais para impedir e reduzir a multiplicação dos micro-organismos. Armazenar os alimentos de forma adequada contribui para a conservação e manutenção das características nutricionais desejáveis.
Os ovos são um alimento essencial na maioria dos lares brasileiros, mas conservá-los corretamente é fundamental para garantir sua frescura e evitar problemas de saúde. Para evitá-las, é necessário seguir algumas recomendações de higiene e, também, de boa conservação de produtos.
Ovos armazenados na geladeira podem durar entre 3 e 5 semanas a partir da data de compra, desde que sejam mantidos a uma temperatura constante de cerca de 4 °C. No entanto, sua durabilidade depende de vários fatores, como o grau de frescor no momento da compra e se estão em sua embalagem original.
A casca do ovo funciona como uma barreira protetora contra bactérias, mas é porosa. Por isso, mantê-los no recipiente original não apenas os protege contra impactos, mas também evita que absorvam odores de outros alimentos.
Há um método simples para verificar se o ovo está bom para o consumo:
Os ovos cozidos têm uma vida útil curta. Após o cozimento, podem ser mantidos na geladeira por até 7 dias, sempre dentro de um recipiente fechado para evitar contaminação cruzada.