Maceió

Prefeitura autua BRK por despejo de esgoto na Mangabeiras

Operação Línguas Sujas flagrou transbordo em poço de visitas da empresa com efluentes caindo na rede de drenagem de águas pluviais

Efluentes que transbordaram de poço de visitas da empresa poluiam rede de drenagem. Foto: Ascom Seminfra

Uma ação da Operação Línguas Sujas, realizada nesta segunda-feira (30) pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), identificou transbordo de esgoto em grande volume em um poço de visita da rede administrada pela BRK Ambiental, na Mangabeiras, em via de acesso à Avenida Comendador Gustavo Paiva.

No local, as equipes flagraram um grande volume de água contaminada adentrando de forma irregular a rede de drenagem pluvial e sendo direcionada ao mar. A prática, que é proibida pelo Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Nº 4.548/96), configura crime ambiental e compromete a balneabilidade das praias, prejudicando a biodiversidade e um dos principais atrativos turísticos de Maceió.

Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Maceió acionou a BRK Ambiental e pediu urgência no reparo do problema, uma vez que o despejo pode causar graves danos tanto ao meio ambiente marinho quanto à estrutura física da rede de drenagem

A BRK Ambiental será autuada pela prática ilegal, que configura crime ambiental de acordo com o Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Nº 4.548/96). O lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial é proibido por lei e causa sérios danos ao meio ambiente, como a contaminação das águas marinhas e a ameaça à biodiversidade local.