Brasil

Autor dos disparos que mataram turista é menor de idade e fugiu para a Penha, diz polícia

Diely da Silva, de 34 anos, morreu na estrada Benvindo de Novaes, em Vargem Pequena, no Rio — Foto: Reprodução redes sociais

A Polícia Civil afirmou nesta terça-feira (31) ter identificado o autor dos disparos que mataram a turista baiana Diely Silva no último sábado (28), em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), trata-se de um adolescente de 16 anos que, após o crime, fugiu para o Complexo da Penha.

Por ser um menor de idade, a DHC não divulgou o nome do suspeito. Contra o jovem já havia um mandado de busca e apreensão pela prática de atos infracionais anteriores. A polícia tenta cumprir esse mandado.

Diely morreu neste sábado (28), após o carro em que ela estava ser atacado na comunidade do Fontela. O motorista do veículo ficou ferido.

A DHC descobriu que traficantes do Comando Vermelho que exploram a Fontela obrigaram motoristas a abaixar os vidros, a acender a luz interna e a ligar o pisca-alerta para circular pela favela. O objetivo é se proteger de investidas de facções rivais.

No dia do crime, o motorista do veículo em que Diely estava — que não é do Município do Rio nem conhece a região das Vargens — tentou acessar a Avenida Benvindo de Novaes pela Fontela e não seguiu a determinação do tráfico.

O adolescente infrator, um dos responsáveis pela segurança da comunidade, ao perceber a aproximação do automóvel com vidros fechados e sem alerta acionado, efetuou disparos contra o veículo, acertando o pescoço da turista e as costas do motorista.

Após a ação criminosa, o adolescente fugiu para o complexo da Penha, onde foi acolhido pela liderança da facção. As investigações seguem para apurar a participação de outros indivíduos.

12 horas na cidade
Diely ficou na cidade por aproximadamente 12 horas. Moradora de Jundiaí, no interior de São Paulo, a turista nasceu na Bahia e trabalhava como gerente de contabilidade fiscal.

Ela estava no Rio com mais 3 amigas passar o réveillon na cidade. O grupo chegou no sábado pela manhã. Logo depois de deixar as malas no apartamento que alugaram, em um condomínio em Vargem Pequena, na Zona Oeste, foram aproveitar o dia na praia.

À noite, a programação do grupo era aproveitar uma festa no bairro da Gávea, na Zona Sul.

Por volta das 21h de sábado, elas pediram dois carros de aplicativo. As 4 amigas se dividiram em 2 carros. Um dos motoristas foi pela Estrada dos Bandeirantes. O outro, que levava Diely e uma amiga, seguiu a indicação do GPS e acabou entrando por engano na comunidade do Fontela.