Maceió

Procon Alagoas divulga lista de empresas mais reclamadas em 2024

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor divulgou, nesta quinta-feira (02), os dados de reclamações de 2024, evidenciando as empresas com maior número de registros. Apesar da redução no total de queixas em relação ao ano passado, o órgão reforça a importância das denúncias para proteger os direitos dos consumidores.

O levantamento anual aponta que, em 2024, a Equatorial liderou as reclamações no estado. A empresa, responsável pelo fornecimento de energia, ultrapassou em muito outras gigantes do mercado.

Apesar disso, os números gerais de reclamações foram menores que os de 2023: foram registradas 17.500 queixas em 2024, contra 20.500 no ano anterior, uma redução atribuída às ações educativas e fiscalizadoras do órgão.

No entanto, o Instituto alerta que os consumidores não devem se acomodar. A denúncia é fundamental para garantir que as empresas sejam responsabilizadas por práticas inadequadas e que os direitos sejam respeitados.

Top 10 empresas mais reclamadas em 2024:

1. Equatorial

2. BRK

3. Banco Bradesco

4. Claro

5. Magazine Luiza

6. Casas Bahia

7. Banco Itaú

8. Caixa Econômica Federal

9. Banco do Brasil

10. Banco Pan

Ascom Procon-AL

Setores de bancos e telefonia em foco

Os bancos se destacaram negativamente em 2024, com várias instituições figurando entre as mais reclamadas. O Banco Bradesco lidera o segmento, seguido por Banco Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Pan.

Os consumidores relataram problemas recorrentes relacionados a cobranças indevidas, renegociações de dívidas, má qualidade no atendimento e dificuldades para resolver demandas de crédito.

O setor de telecomunicações também foi destaque, com a Claro liderando as reclamações, seguida por TIM e Vivo. As principais queixas foram sobre cobranças indevidas, qualidade do serviço e falhas na cobertura.

Esses dois setores, bancos e telecomunicações, concentram boa parte das reclamações no estado, reforçando a necessidade de regulamentação mais rigorosa e melhoria na relação com os consumidores.

Outros setores em destaque

Além das empresas de telefonia e bancos, o setor varejista também recebeu atenção. Nomes como Mercado Livre, Amazon, Casas Bahia e Magazine Luiza continuam figurando entre as empresas mais citadas.

Embora o número de reclamações tenha diminuído em relação a 2023, a redução pode estar relacionada à falta de denúncias formais. O Procon Alagoas reforça que é essencial que os consumidores registrem suas queixas para que o órgão possa atuar de forma efetiva e exigir soluções das empresas.

Denunciar não é apenas um direito, mas uma forma de contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos. Desse modo, os dados servem como um alerta para que as empresas priorizem o atendimento ao cliente e a resolução de conflitos, garantindo a confiança e satisfação do consumidor.

“Denunciar não é apenas um direito, mas uma forma de contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos. Desse modo, os dados servem como um alerta para que as empresas priorizem o atendimento ao cliente e a resolução de conflitos, garantindo a confiança e satisfação do consumidor”, afirmou Daniel Sampaio, presidente do Procon-AL.

Vale lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através do 151, mensagens pelo WhatsApp (82) 98883-7586 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.

EQUATORIAL ENERGIA

A Equatorial Alagoas informa que acompanha periodicamente os dados registrados nos órgãos de proteção ao consumidor e que possui uma área específica para atendimento dessas solicitações. A empresa reforça que tem atuado intensamente para que as demandas provenientes dos clientes sejam tratadas no primeiro contato com a empresa, sem que haja a necessidade de procurar outra instância para solução das demandas e tem investido na melhoria dos seus serviços. O reflexo disso é a redução no número de reclamações no próprio Procon, que caiu 27%  se comparado ao ano de 2023.

A Distribuidora reforça que possui atendimento presencial nos 102 municípios do estado e orienta a população a procurar primeiro a empresa para esclarecer dúvidas e resolver suas pendências. É possível ter atendimento na comodidade do lar, 24h por dia, através da Central no telefone 0800 082 0196, pelo site equatorialenergia.com.br e ainda via mensagem de texto no WhatsApp com a assistente virtual Clara no número (82) 2126-9200, que recentemente passou por uma atualização tornando o atendimento mais ágil, interativo e simplificado. 

A empresa reforça que possui uma agenda proativa junto ao Procon/AL na busca de implementar melhorias nos processos internos a fim de evitar novas reclamações.