“Ainda Estou Aqui”: Veja quem foram os deputados cassados junto a Rubens Paiva
07/01/2025 07:47
Compartilhe
Memórias da Ditadura
“Ainda Estou Aqui”: Veja quem foram os deputados cassados junto a Rubens Paiva
Tema do filme “Ainda Estou Aqui“, o deputado federal Rubens Paiva se tornou deputado federal em 1963, mas ficou apenas um ano no cargo.
Ele foi cassado no início da ditadura, em 10 abril de 1964, pelo Ato Institucional Número 1, que permitiu, entre outras coisas, a cassação de mandatos legislativos. O parlamentar teve seus direitos políticos suspensos por dez anos a partir disso.
Além de Paiva, outros 40 deputados perderam seu mandato. Do total, 19 eram filiados ao seu partido, o PTB. Entre eles, estão João Doria, pai do ex-governador paulista João Doria Júnior, e Plínio de Arruda Sampaio, que foi candidato a presidente da República em 2010, por exemplo.
O ex-deputado foi preso e morto no Rio de Janeiro em 1971 e seu corpo nunca foi encontrado. A versão oficial do Exército diz que ele teria sido sequestrado por militantes enquanto era transferido pelos oficiais.
Em março de 2013, a Comissão Nacional da Verdade — que teve como objetivo apurar violações de direitos humanos que ocorreram durante a ditadura militar — conseguiu os documentos que comprovariam o assassinato de Paiva no Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi).
Saiba quais foram os deputados federais cassados junto a Rubens Paiva: